Recortes eletrônicos

É o acompanhamento e fornecimento diário das publicações dos Diários Oficiais, da União e de todos
estados da Federação, incluindo jornais do Distrito Federal. Confira os detalhes desse serviço!

Publicações monitoradas o tempo todo

A Grifon oferece esse serviço com o objetivo de automatizar e otimizar o processo.

Acompanhamento e fornecimento diário das publicações dos Diários Oficiais, da União e de todos estados da Federação, incluindo jornais do Distrito Federal, referentes aos cadernos do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, inclusive dos atos dos Tribunais de Contas, Tribunais Regionais do Trabalho, etc.

Inicialmente começou com os diários de SP, MG, PR e RJ. Leitura se expandiu para todos estados a partir de 2016. Também chamado de clipping eletrônico, é o serviço que tornou a Grifon conhecida nos órgãos públicos. Passa por constante atualização e informatização, a fim de acompanhar a tecnologia. Possuem várias formas de busca, através de palavras-chaves, expressões regulares e variações interpretativas, para evitar que sejam perdidos processos com grafia diferente. Conseguimos também, efetuar a captura através de busca por numerações dos processos.

“Diferente dos nossos concorrentes, a Grifon garante não deixar que nenhuma informação importante passe despercebido, pois temos um sistema que pode cadastrar mais de 1.800 variações, ou seja, prevemos antecipadamente, trocas de letras, erros de digitação, sinônimos e essas mesmas variações são responsáveis por evitar que ocorram falsos positivos, como por exemplo um mesmo recorte ir para cidade de Cruzeiro e Cruzeiro do Sul.”

Poder Executivo

É o poder exercido pelo Presidente da República (em nível federal), governadores (em nível estadual) e prefeitos (em nível municipal). Principais funções (atribuições):

  • Administrar o governo;
  • Representar o Brasil no exterior (no caso do presidente);
  • Sancionar leis feitas e aprovadas pelo poder legislativo;
  • Governadores e prefeitos tomam decisões sobre construção de escolas, hospitais, creches e outros itens públicos relevantes.

Poder Legislativo

É o poder exercido por senadores e deputados federais (em nível federal), deputados distritais (no Distrito Federal), deputados estaduais (em nível estadual) e vereadores (em nível municipal). Principais funções (atribuições):

  • Fazer a fiscalização das medidas e ações tomadas pelo poder executivo;
  • Criar e aprovar leis em benefício da população;
  • Aprovar leis, através de votações, feitas pelo poder executivo.

Poder Judiciário

É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça. Portanto, é o poder responsável por administrar a justiça no país, possibilitando o cumprimento das leis. Principais funções (atribuições):

  • Fazer a fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo, principalmente, o cumprimento da Constituição;
  • Aplicar e garantir o cumprimento das leis;
  • Garantir o respeito aos direitos coletivos e individuais.

Tribunal de Contas

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

Além das competências constitucionais e privativas que estão estabelecidas na Constituição Federal de 1988, outras leis específicas trazem em seu texto atribuições conferidas ao Tribunal. Entre essas estão a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2001), a Lei de Licitações e Contratos (8666/93) e, anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Conteúdos relacionados

A Grifon oferece também os serviços

Assine o jornal Grifon

Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.