1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste é aberta na Paraíba
Na abertura, a presidente do TRT13, desembargadora Hermenegilda Leite Machado, destacou a importância da iniciativa. “A 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade permite refletir sobre o papel do Judiciário na construção de um futuro mais justo e sustentável. Esta é uma construção coletiva, fruto do empenho de diversas pessoas e instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Na sequência, representando o presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, falou o conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano. Ele evidenciou a sustentabilidade e o futuro do planeta como temas definidores do tempo atual, enfatizando os problemas que o mundo tem enfrentado, como a crise climática e o aquecimento global.
Com base no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o conselheiro Guilherme Feliciano citou dados alarmantes sobre o aumento da temperatura da terra, decorrente da influência humana, especialmente a partir do período industrial. Destacou que esse cenário tem provocado consequências severas, como a insegurança alimentar, o desemprego, a fome e uma profunda crise econômica mundial, revelando os impactos globais das mudanças climáticas.
“Estamos em um ponto de inflexão, uma encruzilhada histórica. As escolhas que fazemos hoje mudarão, não apenas o futuro dos nossos filhos, mas o próprio curso da civilização. Por décadas a sustentabilidade foi vista como um tópico secundário, uma nota de rodapé, no grande livro do progresso econômico. Mas, hoje a realidade se impõe, com dados e fatos, e que nós não podemos ignorar, especialmente no judiciário”, alertou.
Já o desembargador Fred Coutinho, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, destacou a relevância da atuação do Poder Judiciário estadual durante a Semana Nacional de Sustentabilidade. “Essas ações refletem o compromisso institucional do Tribunal com a sustentabilidade, a inclusão social e a preservação do meio ambiente, valores que estão intrinsecamente ligados ao exercício pleno da cidadania e à construção de uma sociedade mais justa e consciente. É uma imensa alegria está gerindo o judiciário com um olhar especial voltado à sustentabilidade”, enfatizou o desembargador Fred Coutinho.
Dentro da programação, a professora mestra e doutora Magda Helena de Araujo Maia proferiu palestra sobre ‘Sustentabilidade 4.0 - inovação e soluções’. Na sequência, durante a realização de uma Audiência Pública, foram apresentadas boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) dos setores privado, público e do terceiro setor.
Por Lila Santos
Fotos: Ednaldo Araújo
Por: Tribunal de Justiça da Paraíba
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.