16 de julho: TRF6 celebra o Dia de Minas Gerais
A origem da comemoração remonta a 16 de julho de 1696, quando os bandeirantes liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça chegaram à região do Ribeirão do Carmo, berço da futura cidade de Mariana, considerada a primeira vila e cidade do estado. Esse momento simboliza um marco do início do processo que culminaria na criação da Capitania de Minas Gerais.
Em 1977, durante sessão da Academia Marianense de Letras, o professor e historiador Roque Camêllo propôs a instituição do Dia de Minas Gerais. A data foi oficializada pela Lei 7.561/1979 e, desde então, é celebrada em Mariana com missas, eventos cívicos e a entrega da Medalha do Dia de Minas Gerais, que reconhece pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado.
Assim como o Dia de Minas celebra a origem e a força do estado, a criação do TRF6, em 2022, simboliza um avanço na presença da Justiça Federal em solo mineiro. O Tribunal simboliza o fortalecimento da Justiça Federal e o compromisso com uma prestação jurisdicional ainda mais próxima e eficiente para a população.
O Dia de Minas Gerais é, portanto, uma oportunidade para relembrar as origens, homenagear as conquistas e projetar um futuro de desenvolvimento com justiça social e respeito à história. O TRF6 tem orgulho de fazer parte dessa trajetória. Parabéns, Minas Gerais!
Por: Tribunal Regional Federal da 6ª Região
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.