Adolfo - SP, parabéns pelos 66 anos
O topônimo desta cidade tem uma origem que, a se crer nos registros históricos, evidenciaria tanto o processo de desenvolvimento econômico da região como as características especiais das relações entre as religiões no Brasil.
Em seus primórdios, a vila nascida entre a confluência do córrego Moinho e o rio dos Bagres foi cenário de todo um ciclo que teria atraído principalmente cafeicultores. Ao primeiro núcleo, de propriedade de Adolfo do Amaral Mendonça, seguiu-se o de Vitório Voltolini, pastor protestante, que ergueu num pequeno local, próximo da fazendo de Adolfo Mendonça, um templo, em torno do qual nasceu Jericó, primeiro nome oficial do conglomerado.
A essa localidade, situada nas terras do pastor, opuseram os católicos, nas paragens contíguas denominadas Maitinga (que pertencera ao mesmo Adolfo do Amaral Mendonça), uma capela, na qual o padre João Nolte celebrou uma primeira missa, em 1941. Com a expansão dos dois vilarejos, que acabaram se fundindo, logo sobressairia a questão do nome: Jericó ou Maitinga?
Foi justamente para se evitar a querela, com conotações também religiosas, que se optou então por Adolfo, prenome do mais antigo proprietário do local, elevado a distrito de Nova Aliança em 1944.
O município de Adolfo foi emancipado no dia 18 de fevereiro de 1959.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 36.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.