Barra do Garças - MT, parabéns pelos 77 anos
Etimologia: Barra – Origina-se do celta “barr”, que designa pedaço ou desembocadura de rio. do – contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Garças – Vem do pré-romântico “kárkia”, e adaptado ao latim lusitano “gartia”, designando aves ciconiformes, da família dos ardeídeos, que são aquáticas, vivem em bandos e alimentam-se de peixes.
Origem histórica: Às margens dos rios Garças e Araguaia começou o povoamento que deu origem a Barra do Garças.
A criação do município de Barra do Garças ensejou encampação do município de Araguyana. Não uma simples mudança de sede como foi Lajeado.
Durante a Guerra do Paraguai foram criados três presídios na região do Araguaia: Ínsua, Passa Vinte e Macedina, que também serviam de postos de registro fiscal.
Nas andanças entre os presídios, os militares faziam parada na foz do Rio Garças. O local de referência era assinalado por uma pedra, a pedra da Barra Cuiabana, sendo essa a primeira denominação da localidade.
A lendária pedra da Barra Cuiabana situava-se na foz do Rio Garças com o Araguaya, e hoje está tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.
O incremento da atividade garimpeira aconteceu de forma imprevisível, e tornou possível o surgimento de uma povoação de apoio. Antonio Cristino Côrtes, que havia chegado à região na segunda década do século XX, dedicou-se a formar a futura cidade de Barra do Garças. Alinhou as primeiras ruas, designou as primeiras quadras e distribuiu lotes. De baliza em punho bancou o engenheiro, marcando a avenida que hoje leva seu nome.
A fase áurea do garimpo na região de Barra do Garças durou até a década de quarenta. Neste período a povoação ganhou importância devido ao crescimento acentuado. Foi nesta época que se instalou em Aragarças, defronte ao sítio de Barra do Garças, a Fundação Brasil Central cujo objetivo era implementar a “Marcha para o Oeste”, determinada por Getúlio Vargas.
Barra do Garças, em pouco tempo, tornou-se o maior pólo econômico do leste mato-grossense, suplantando em tamanho e importância, todas as cidadesm vilas e corrutelas dessa região. O município de Barra do Garças foi criado pela Lei Estadual no 121, de 15 de setembro de 1948.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso, origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pgs. 35-36.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.