CGPE aprova proposta relativa à análise de ambiente e à identidade estratégica
Em videoconferência realizada na sexta-feira (15/5), o Conselho de Governança Participativa e Estratégica (CGPE) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) aprovou proposta relativa à análise de ambiente e à identidade estratégica da Justiça do Trabalho. A validação do documento está inserida no processo colaborativo dos TRTs na elaboração da proposta do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para o período de 2021 a 2026 (saiba mais ao final desta matéria).
Durante a reunião, foi feita a chamada “análise de ambiente”, na qual foram discutidos fatores internos e externos que, na avaliação do Tribunal, afetam a Justiça do Trabalho (JT) no desempenho da sua missão. Exemplos de pontos positivos abordados foram a qualificação e o comprometimento dos magistrados e servidores e a informatização de sistemas. Já como pontos negativos, foram mencionados o atual quadro de restrição orçamentária e a perda de força de trabalho por aposentadorias.
O CGPE também se debruçou sobre a identidade estratégica da JT, constituída por três pilares: missão, visão e valores. A missão, entendida como a razão de ser da organização (no caso, a Justiça do Trabalho), ficou assim definida na proposição do TRT/RJ: “Realizar justiça mediante a solução de conflitos nas relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania”.
Já a visão que consta no Plano Estratégico da JT 2015-2020 (link para outro sítio) foi mantida: “Ser reconhecida perante a sociedade como instrumento efetivo de justiça célere e comprometida com a garantia dos direitos decorrentes das relações de trabalho”. Em linhas gerais, a visão significa o estado desejado ao término da vigência do Plano Estratégico.
Na videoconferência, os integrantes do CGPE também chegaram a um consenso de que a Justiça do Trabalho precisa estar ancorada nos valores da resiliência e transparência, além dos que já constam no Plano Estratégico da JT 2015-2020: acessibilidade, celeridade, comprometimento, efetividade, ética, inovação, responsabilidade socioambiental e valorização das pessoas.
A proposta aprovada pelo CGPE será encaminhada ainda este mês ao Subcomitê Gestor da Estratégia dos Tribunais Regionais do Trabalho de Grande Porte, que, por sua vez, enviará a versão consolidada ao Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho.
Saiba mais sobre o processo colaborativo
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, por meio da Resolução CSJT nº 259/2020 (link para outro sítio), o Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, que definiu a metodologia e fixou prazos para a elaboração dos Planos Estratégicos da Justiça do Trabalho e dos TRTs para o período de 2021 a 2026. A etapa atual, prevista na Resolução, consiste em processo colaborativo dos TRTs para a elaboração da proposta do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho.
Nesse sentido, foi realizada no TRT/RJ a coleta de sugestões dos membros dos comitês temáticos que monitoram o Plano Estratégico do Regional fluminense. O resultado desse trabalho foi apreciado pelo CGPE na reunião de sexta-feira (15/5) - articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDE) -, levando à formatação da proposição final que será apresentada pela 1ª Região.
Para saber mais sobre a composição do CGPE e de outras comissões e comitês do TRT/RJ, clique aqui.
Para mais informaçoes sobre o Plano Estratégico Plurianual 2015-2020 do TRT/RJ, clique aqui.
Por: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.