CNM e CNJ firmam parceria para a instituição de Fundos Municipais para Políticas Penais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) oficializaram parceria, nesta sexta-feira, 21 de maio, para a instituição dos Fundos Municipais de Políticas Penais nas localidades. A medida, que tem como objetivo disseminar conhecimento e apoiar tecnicamente os Municípios na implementação de medidas e programas, foi firmada durante a transmissão do Bate-Papo com a CNM.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, reforçou que os desafios só serão superados por meio da ação integrada de políticas e serviços penais. “Vamos preparar as novas gestões, que assumiram agora em primeiro de janeiro, para estruturar e integrar as políticas públicas em prol do atendimento a políticas e direito dessa população. As pessoas em conflito com a lei estão privadas de liberdade, mas não de seus direitos. Precisamos unir esforços compreendendo o trabalho como direito fundamental. A CNM assume o compromisso social e ético de fomentar espaços que possam promover ações em prol da defesa dos direitos humanos”’, disse.
Para orientar os gestores locais, a CNM publicou Nota Técnica que traz o passo a passo sobre como os gestores podem constituir e acessar os recursos dos Fundos. “Gostaria, ainda, de dizer que vamos colocar na parceria a musculatura necessária para que possamos apoiar tecnicamente os nossos Municípios no sentido de implantarem políticas públicas e serviços penais nos Municípios”, finaliza Aroldi.
Para o conselheiro, o termo de cooperação técnica com a CNM tem como objetivo disseminar e apoiar as prefeituras municipais, incluindo centrais integradas, escritórios sociais e ações de empregabilidade. “Essa iniciativa busca ajudar na criação de fundos municipais específicos para recebimento das verbas do Fundo Penitenciário Nacional e outras fontes de recurso como forma de ajudar nas alternativas. Acreditamos que a parceria representa oportunidade singular de ampliar e efetivar políticas penais de ações a favor da efetivação de cidades mais inclusivas e seguras. Confiamos na sustentabilidade e no sucesso da parceria tendo em vista o protagonismo dos Entes municipais na efetivação dos direitos de cidadania, no rompimento dos ciclos de violência e do processo de desigualdade que observamos no nosso país”, complementa Dr. Mário.
Por fim, o Dr. Luís lembrou que o recluso não está fora do direito, pois se encontra numa relação jurídica com o Estado e os equipamentos em que se praticam políticas penais estão nos Municípios “Nós vamos mudar o padrão de segurança proporcionando qualidade inclusiva de todos os cidadãos e a superação dos disparates que nos levam à criminalidade. A pujança do nosso País está na importância dos nossos Municípios”, finaliza.
Boa Prática
Mas como isso funciona na prática? Para apresentar modelos que deram certo, o Bate-Papo com a CNM trouxe a boa prática implementada no Município Caruaru (PE). O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Município, Carlos Eduardo Braga Farias, apresentou o Programa Juntos Pela Segurança, que tem como foco as pessoas advindas do sistema carcerário.
Ao ver essa mudança com o programa, a prefeitura decidiu pela criação do Fundo de Políticas Penais. Como primeiro passo, enviou para a Câmara de Vereadores o pedido da criação do Fundo e contou com o apoio unânime da Casa local. “O Executivo precisa fazer a minuta do Fundo, enviar para a Câmara de Vereadores e ser aprovado para voltar para a sanção do prefeito. Após isso, começa o processo de viabilidade junto à Receita Federal. A partir do momento que ela der a viabilidade da criação do CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica], o Fundo passa a existir e vai ficar apto a receber as penas pecuniárias”, finaliza.
Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:
Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias
Por: Confederação Nacional de Municípios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.