Cozinha&Voz Web aborda relações de trabalho para a população LGBTIQ+
As Relações de Trabalho para a população LGBTIQ+ foi o tema central da aula da dessa quarta-feira (11) do Cozinha&Voz Web, projeto da Organização Internacional do Trabalho(OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Casa Poema, da chefe de cozinha Paola Carosella e do UNAIDS. A aula da terceira turma do Cozinha&Voz Web foi aberta pela subprocuradora-geral do MPT, Sandra Lia Simon, que relembrou um pouco da história do Brasil e falou qual o papel do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho escravo moderno, ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas, na inclusão de pessoas que historicamente sofrem preconceito, entre outros.
Lia Simon também falou sobre o papel de cada um na busca pelo trabalho decente. “A gente tem de saber qual o nosso papel e saber que os nossos direitos a gente não pede, mas exige, com luta, resistência e vontade. E a gente nunca pode perder a esperança e a alegria, porque os opressores odeiam gente feliz.”
A procuradora e gerente do Projeto de Empregabilidade da População LGBTIQ+ do MPT, Sofia Vilela, a segunda palestrante do dia, falou sobre ações, na prática, do Ministério Público do Trabalho, como receber denúncias, orientar os trabalhadores sobre quais são seus direitos e os projetos de promoção do trabalho decente, como o Cozinha&Voz.
Sofia Vilela também fez um alerta: “Todos(as) têm de ser tratados(as) de forma igual e a legislação brasileira garante isso e garante ainda a proteção de qualquer um, independentemente de cor ou orientação sexual.” A procuradora também citou os canais do MPT onde as pessoas podem denunciar,no site da instituição ou por meio do aplicativo MPT Pardal, criado para ajudar o trabalhador a garantir seus direitos e que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Esse tipo de encontro é de grande importância para todes os alunes, garante a coordenadora-geral do projeto, Geovana Pires. “A contribuição das nossas parceiras do MPT, Sandra Lia Simon e Sofia Vilela, para o Cozinha&Voz nos ajuda a costurar a narrativa do que queremos com o projeto.”
A terceira turma do projeto Cozinha&Voz Web começou na primeira semana de novembro e reúne 70 alunos e alunas de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Rondônia e do Rio Grande do Sul. Nesta edição, uma novidade: 10 ex-alunos trabalharão como monitores do curso. O objetivo é promover uma ampla iniciativa na busca do trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As palestras com temas que afetam diretamente os alunos e alunas fazem parte do formato do projeto, que ainda oferece aulas de música, dança, poesia, cozinha e, em parceria com o Sebrae, oferece também cursos online voltados para o empreendedorismo.
Além de auxiliar os alunos e alunas com bolsas de 500 reais mensais durante os três meses de duração do curso, o projeto, nessa terceira turma gera também oportunidades para egressos. Dez ex-alunos e ex-alunas foram escolhidos para trabalhar na monitoria das aulas de poesia, música, dança e cozinha, orientando novos(as) colegas e auxiliando os professores.
Novo formato bem sucedido
Criado na forma presencial em 2017, o Cozinha&Voz promove a capacitação profissional por meio de um curso de assistente de cozinha e da poesia, visando aumentar a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade socioeconômica.
A primeira turma do Cozinha&Voz Web foi lançada em abril passado, com 50 homens e mulheres transexuais. A segunda turma começou em julho, com mais 50 pessoas. Os alunos e alunas das duas turmas eram de Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e do Espírito Santo. A terceira turma vai seguir o mesmo modelo das turmas anteriores em relação ao conteúdo e metodologia.
"Esse formato tem sido testado e apresentado ótimos resultados. Com isso, vemos que, no futuro, pode ser utilizado para chegar às pessoas em pontos remotos do país para que façam parte do Cozinha&Voz a distância”, disse Thaís Faria, Oficial Técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da OIT.
Por: Ministério Público do Trabalho
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.