Decisão sobre salários do Judiciário de Tocantins não retroage, decide STF
O governo do Tocantins opôs embargos de declaração contra decisão do Supremo que invalidou a lei estadual que definiu o teto salarial dos servidores do Judiciário tocantinense a 90,25% do subsídio mensal de juízes substitutos.
Ao julgar a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), o tribunal entendeu que a norma viola o artigo 37, inciso XI, da Constituição Federal. O dispositivo estabelece o teto da categoria a 90,25% do salário dos desembargadores.
Ao questionar o acórdão, o Executivo estadual alegou que o STF se omitiu ao deixar de modular os efeitos do julgamento. Afirmou que o entendimento terá impacto de R$ 64 milhões no erário e causará instabilidade jurídica.
Já o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Tocantins e Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins, admitidos como amicus curiae, argumentaram que as alegação de impacto financeiro é genérica. Enfatizaram, ainda, que a decisão apenas adequa a regra estadual ao que determina a Constituição.
Voto do relator
Prevaleceu o voto do relator dos embargos, ministro Nunes Marques, que acatou o pedido de modulação. O magistrado observou que, ainda que inconstitucional, o dispositivo atacado vigorou por setes anos. Nesse contexto, argumentou que “não há razão para prejudicar o regular funcionamento do Tribunal de Justiça do Tocantins”.
A nulidade dos descontos feitos durante o período, ressaltou, causaria um cenário de incerteza e insegurança jurídica prejudiciais ao Judiciário estadual.
Clique aqui para ler o voto de Nunes Marques
ADI 6.455
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.