Desembargador José Aparício Coelho Prado Neto recebe homenagens na 10ª Câmara de Direito Privado
Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), magistrados, familiares, amigos e servidores prestigiaram, ontem (3), sessão da 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo com homenagens ao desembargador José Aparício Coelho Prado Neto, que se aposenta após 38 anos dedicados ao Judiciário paulista. O desembargador Francisco Eduardo Loureiro, presidente do TJSP, presidiu o ato, em sala no Palácio da Justiça, com todos os lugares ocupados.
Ao fazer uso da palavra, o presidente enfatizou que, durante a magistratura, tornou-se um grande amigo do homenageado. “Ao longo desse período, minha admiração só cresceu. Quando ele ascendeu a desembargador, eu lhe disse que poucas promoções eram tão merecidas. Além de uma produtividade imensa, sempre produziu julgamentos de grande qualidade. Desejo muitas felicidades nessa nova fase”, declarou.
Presidente da Seção de Direito Privado, o desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken evocou a trajetória de José Aparício no interior paulista. “Depois que ingressou na Magistratura, ele ficou muito tempo em Ourinhos, onde conquistou vasta admiração”, lembrou. Contemporâneo do homenageado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ainda na década de 1970, destacou que toda a Corte Bandeirante tem um enorme carinho pelo magistrado.
Da mesma forma, o desembargador Pedro Paulo Maillet Preuss enalteceu as qualidades de do colega. “Nunca foi um juiz que trabalhou de forma mecânica e sempre teve bom senso e humanidade. Todos são testemunhos de seu trabalho e de seu esforço”, expressou.
Após declamar um poema escrito para o homenageado, o vice-diretor da Escola Paulista de Magistratura, desembargador João Batista Amorim de Vilhena Nunes, declarou: “Se há um magistrado que pode servir de exemplo e um amigo que eu prezo, essa pessoa é você. Saúdo o homem e o amigo, e desejo que seja muito feliz.”
Encerrando os discursos, o presidente da 10ª Câmara de Direito Privado, desembargador Elcio Trujillo, falou em nome do colegiado. Ele lembrou, de forma leve e descontraída, que “agora o desembargador terá tempo para organizar passeios de motocicleta, dos quais gosta tanto”.
Emocionado, o desembargador José Aparício Coelho Prado Neto agradeceu o exemplo de seus pais, José Apparício e Marília. “Para fazer bem, tem que gostar, amar o que se faz. Foi assim que apreendi por ensinamentos e exemplos de meus queridos pais”, pontuou. “Hoje, reafirmando meu amor pela Magistratura, permito-me concluir, sem modéstia, que fiz uma boa carreira”, analisou. “Fiz o que tinha que fazer, sempre do meu jeito”, concluiu, aludindo à música “My Way”, famosa na voz de Frank Sinatra.
Também participaram os integrantes do CSM, desembargadores Luís Francisco Aguilar Cortez (vice-presidente), Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça), Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente da Seção de Direito Público), Roberto Caruso Costabile e Solimene (presidente da Seção de Direito Criminal); os presidentes do TJSP nos biênios 2024/2025 e 2022/2023, respectivamente, desembargadores Fernando Antonio Torres Garcia e Ricardo Mair Anafe; os integrantes da 10ª Câmara de Direito Privado, desembargadores, Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes, Jair de Souza e Márcio Antonio Boscaro e o juiz substituto em 2º Grau Eduardo Francisco Marcondes; o procurador de Justiça José Luis Alicke; a esposa do homenageado, Neusa Aliperti Coelho Prado; as filhas, Fernanda Aliperti Coelho Prado Neubern e Luiza Aliperti Coelho Prado Alvarenga; a irmã, Regina Marilia Prado Manssur; os cunhados, Antonio Manssur e Eny Aliperti Ferreira; os genros, Renato Tadeu Neubern e Denis Seiji Alvarenga; e muitos convidados.
Trajetória - Nasceu em São Paulo, em 1951. Graduou-se em Direito pela Universidade Mackenzie, turma de 1976. Ingressou na Magistratura em 1987, como juiz substituto da 45ª Circunscrição Judiciária, com sede em Mogi das Cruzes. Atuou nas comarcas de Eldorado Paulista, Pirajú, Ourinhos e da Capital. Em 2013, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau.
Comunicação Social TJSP – RM (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
Por: Tribunal de Justiça de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


