EJUD lança edital para Curso de Mediação e Conciliação Judicial em Parnaíba
O curso, que tem carga horária de 100 horas, será dividido em duas etapas: 40 horas de Módulo Teórico, realizado de forma presencial na comarca de Parnaíba entre os dias 20 e 24 de outubro, das 8h às 17h; e 60 horas de Módulo Prático (estágio supervisionado), a serem cumpridas em até três meses após a etapa teórica, com possibilidade de prorrogação de até nove meses. O Módulo Prático será desenvolvido nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) do TJPI.
A formação será ministrada pelas instrutoras Neilan Ângela Celestino Argento e Gislane Maria Porto Costa. Após a conclusão, os participantes deverão prestar serviço voluntário ao TJPI por um ano, com dedicação mínima de 16 horas mensais, conforme regulamentação vigente.
Cronograma:
Prazo de Inscrição | 03/10/2025 a 10/10/2025 |
Análise de documentação | 11 a 13/10/2025 |
Publicação da relação nominal dos selecionados para entrevista | 14/10/2025 |
Período de entrevista | 15 e 16/10/2025 |
Publicação do resultado das inscrições | 17/10/2025 |
Período do Módulo Teórico | 20/10/2025 a 24/10/2025 |
Período do Módulo Prático | de 03(três) a 09 (nove) meses da certificação do Módulo Teórico – média de cinco horas por semana |
Período de Voluntariado | de 12 (doze) meses, com 16 horas mensais, a partir da certificação de conclusão do curso, art. 3°, IX deste Edital |
Segundo o diretor-geral da EJUD, desembargador Manoel de Sousa Dourado, os novos mediadores que concluírem a capacitação irão fortalecer a atuação dos CEJUSCs em todo o Estado, aplicando técnicas de mediação e conciliação sob supervisão do NUPEMEC.
O desembargador ressaltou ainda a relevância do curso no atual cenário da Justiça piauiense, uma vez que está em andamento a seleção pública de mediadores judiciais do TJPI, que exige como pré-requisito a formação em mediação e conciliação.
“É uma grande satisfação lançarmos mais uma edição do curso de Mediação e Conciliação Judicial, agora em Parnaíba. Essa formação é estratégica para o Poder Judiciário piauiense, pois amplia o número de profissionais capacitados e aptos a participar de futuras seleções públicas. Embora os participantes desta edição não possam integrar a seleção atualmente em andamento, trata-se de uma oportunidade valiosa de preparação para os próximos certames e, sobretudo, de contribuição para a pacificação social e a promoção do diálogo na resolução de conflitos”, destacou o desembargador.
A iniciativa reforça o compromisso da EJUD e do TJPI em investir na formação continuada e na valorização dos métodos consensuais de solução de conflitos, em consonância com as diretrizes do CNJ.
Confira o edital de abertura:
Por: Tribunal de Justiça do Piauí
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.