Eleições 2026: Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais
A Justiça Eleitoral iniciou nesta segunda-feira (1/12) a etapa mais prática do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais ou Teste da Urna, com a execução de 35 planos de testes que verificarão a segurança dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026.
Nesta fase, 15 grupos, compostos de 27 investigadoras e investigadores, participam, no laboratório de tecnologia montado no prédio sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - DF, da simulação de ataques reais para verificar a segurança e a resiliência dos sistemas de votação, apuração e totalização. Trata-se de um desafio que acontece um ano antes da eleição para investigadoras e investigadores e para a Justiça Eleitoral.
O primeiro grupo deverá identificar vulnerabilidades que, uma vez detectadas, serão objeto de aprimoramento por parte do segundo grupo, informa a Assessoria de Gestão Eleitoral – AGEL/TSE, responsável pela coordenação geral dos trabalhos. Os testes ocorrem até esta sexta-feira (5/12).

As fragilidades encontradas serão eliminadas pelos profissionais de TI a serviço da Justiça Eleitoral e um Teste de Confirmação será realizado em maio de 2026, com a presença das investigadoras e dos investigadores que obtiveram sucesso em seus planos de interferência efetuados durante o Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação e das urnas eletrônicas, para que conheçam as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para aprimorar a segurança dos sistemas.
Na edição deste ano de 2025, os planos de teste foram avaliados pela Comissão Reguladora de acordo com os critérios estabelecidos no Edital de Chamamento Público nº 10/2025.

Evolução
O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais está na oitava edição. Desde a sua criação, já foram realizados sete eventos nos anos sem eleições de 2009, 2012, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2023.
O procedimento integra o Ciclo de Transparência Democrática e está regulamentado pela Resolução TSE nº 23.444/2015. Trata-se de um evento aberto, sob critérios, a participação de cidadãs e cidadãos maiores de 18 anos.
A edição 2025 registrou recorde de participantes com 122 inscrições de planos de testes apresentadas por 149 pessoas. Após a análise da Comissão Reguladora, o fim dos prazos recursais e a desistência de participantes, 35 planos serão efetivamente colocados em prática por 27 investigadoras e investigadores durante a semana do Teste Público.
Fonte e fotos: TSE com edição do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI
Por: Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


