General Salgado - SP, parabéns pelos 76 anos
O povoado de que se originou o município foi fundado na fazenda Limoeiro por Tonico Barão, apelido do sertanista paulista Antônio José de Carvalho. Conforme se conta, Tonico adquiriu, em 1933, uma grande quantidade de terras no distrito de Sebastianópolis (hoje município), no município de Monte Aprazível, e, como era sua intenção estabelecer nessas terras uma povoação, reservou parte da propriedade para pessoas interessadas em se fixar e plantar.
Assim, naquele mesmo ano, depois de alguns lotes comprados, Antônio José mandaria levantar um cruzeiro, onde hoje é a praça matriz, cabendo ao padre Jorge Germeinder, missionário, celebrar a missa campal que marcaria a fundação da vila Palmira, nome que Tonico escolheu para o lugarejo, em homenagem a uma de suas filhas.
O nome de General Salgado nasceria a 7 de janeiro de 1937, quando o Decreto 2.841 transferiu a sede do distrito de paz de Sebastianópolis para o povoado de Palmira, alterando a denominação para a atual, que alude a Júlio Marcondes Salgado (1890-1932), o comandante da Força Pública de São Paulo, morto durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
General Salgado, ao se emancipar em 30 de novembro de 1944, incorporou parte dos territórios dos municípios de Monte Aprazível, do qual foi distrito, e de Araçatuba.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 120-121.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.