Gestão de resíduos sólidos será o foco da II Semana da Pauta Verde
O planejamento do evento, cujos contornos foram definidos ainda em 2025, foi objeto de reunião de alinhamento ocorrida no último dia 22 de janeiro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi estabelecido que os tribunais deverão realizar reuniões de articulação com atores locais, preparatórias do evento de junho. O encontro foi realizado de forma remota e contou com a participação de cerca de 90 representantes dos tribunais de justiça e tribunais regionais federais.
Reconhecida como tema prioritário, a gestão de resíduos sólidos exige abordagem estrutural e interinstitucional. Foi reforçada a necessidade da ampliação da atuação, a partir de atividades cooperadas das Justiças Estadual e Federal, ministérios públicos, tribunais de contas, órgãos ambientais, universidades, cooperativas de catadores e sociedade civil.
Durante a reunião também foi destacada a importância de conferir centralidade ao cumprimento dos julgados como eixo estratégico da II Semana da Pauta Verde, a partir do entendimento de que a efetividade das decisões judiciais é um dos principais fatores de credibilidade do Poder Judiciário perante a sociedade.
Os participantes indicaram ainda que os estados que já superaram os problemas dos lixões poderão atuar como referência de boas práticas. Além disso, os tribunais deverão consolidar, ao longo dos trabalhos preparatórios, propostas de modelos de governança e cooperação institucional que possam ser apresentados e fortalecidos durante o evento nacional.
A próxima reunião nacional de alinhamento deve acontecer na primeira semana de março, quando serão compartilhados os resultados preliminares das articulações locais.
Pauta Verde
A Semana da Pauta Verde ocorre em todo o território nacional, como parte das ações estratégicas do Fórum Ambiental do Poder Judiciário (Fonamb). A iniciativa pretende impulsionar a pauta ambiental no âmbito do Judiciário brasileiro. A ideia é dar o tratamento adequado aos processos estruturais e estimular a adoção de soluções que garantam efetividade na resolução do conflito.
Texto: Lenir Camimura
Edição Beatriz Borges
Revisão: Cauã Samôr
Agência CNJ de Notícias
Por: Conselho Nacional de Justiça
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


