Icaraíma - PR, parabéns pelos 65 anos
Etimologia: Icaraíma – Origina-se do tupi “i (y)” ... água, rio + “cará” ... acará (peixe) + “eíma”... sem: Rio sem acarás ou rio sem peixes acarás. O IBGE apresenta o termo como “Icaraíma” ... Terra abençoada.
Origem histórica: Nos idos de 1952, levados pelo impulso de transformar as densas florestas em núcleos de civilização, os pioneiros do lugar, oriundos das mais diferentes paragens brasileiras, estabeleceram-se na região para dedicarem-se principalmente à agricultura.
O ano de 1953 marcou a instalação da primeira indústria madeireira no povoado e, nessa época, as lideranças comunitárias eram representadas por José Ferreira de Souza, Antonio Duarte Bento, Ezequiel Bispo de Oliveira e Dino Fernandes Frederico.
No dia 25 de junho de 1955 foi fundado oficialmente o Patrimonio de Icaraíma, através da Companhia Brasileira de Imigração e Colonização-COBRINCO, tendo à frente da administração o sr. Hermes Vissoto. Sem chegar ao estágio de distrito, a 25 de julho de 1960, pela Lei no. 4.245, foi criado o município de Icaraíma, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de novembro de 1961.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 132.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.