Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é marcado para setembro
As sessões serão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Nos dias 2, 9 e 12, o colegiado se reunirá duas vezes: das 9h às 12h e, depois, de 14h às 19h. Em 3 e 10 de setembro, a turma se encontrará apenas no período da manhã.
O STF aceitou a denúncia contra o Núcleo 1 em março deste ano, por ver a materialidade dos crimes e indícios de autoria dos réus citados pela PGR. O núcleo é “crucial” para as ações golpistas, segundo o órgão ministerial.
Além de Bolsonaro, os réus do Núcleo 1 são os seguintes: Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens do ex-presidente; Walter Braga Netto, general da reserva, ex-ministro e vice de Bolsonaro nas eleições de 2022; Augusto Heleno, general da reserva e ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na gestão Bolsonaro; Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro e hoje deputado federal; Anderson Torres, ministro da Justiça de Bolsonaro e secretário de segurança do Distrito Federal à época dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; e Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa.
Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os atos de teor golpista foram coordenados desde 2021, com o início dos ataques deliberados ao sistema eleitoral, e chegaram ao ápice no dia 8 de janeiro de 2023, com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O que dizem as defesas?
Os oito réus negam participação na trama golpista. Nas alegações finais, enviadas nesta semana, os advogados de Bolsonaro alegaram não haver provas que liguem o ex-presidente a ações ilegais para continuar no poder e pediram sua absolvição.
A defesa ainda sustentou que “atos preparatórios”, como reuniões e discussões sobre os limites da Constituição, “não configuram crime” e “a acusação tenta de alguma forma — e sem sucesso — relacionar o ex-presidente ‘com os planos apreendidos e com os atos de 8 de janeiro'”.
AP 2.668
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.