Lei Maria da Penha completa 19 anos como símbolo de luta e proteção às mulheres
A trajetória da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido, inspirou uma nação a repensar seu silêncio e sua omissão. O que poderia ter sido mais uma história de impunidade tornou-se símbolo de resistência e transformação.
A Lei Maria da Penha é, sem dúvida, um divisor de águas na história do país. Mas o caminho para um Brasil verdadeiramente seguro para as mulheres exige o engajamento contínuo do poder público, da sociedade civil e do sistema de Justiça.
Neste aniversário de 19 anos da Lei, o TRF6 reforça seu compromisso com a dignidade, a segurança e os direitos de todas as mulheres.
A legislação cumpre o que está previsto no §8º do artigo 226 da Constituição Federal de 1988 e define, com clareza, as múltiplas formas de violência doméstica: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Mais do que punir, a Lei Maria da Penha encoraja a denúncia e busca proteger a mulher.
Em Minas Gerais, apesar do aumento na aplicação de medidas protetivas, os casos de violência de gênero continuam a preocupar. É urgente reforçar políticas públicas de prevenção, ampliar os serviços de atendimento e fomentar a mudança cultural necessária para eliminar a naturalização da violência contra a mulher.
Nesse cenário, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) tem atuado como aliado fundamental na proteção dos direitos das mulheres. Por meio de ações de conscientização, decisões judiciais firmes e apoio às medidas protetivas, o TRF6 reafirma seu compromisso com uma justiça que acolhe, protege e transforma.
Seguimos firmes nesta luta.
Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6)
Por: Tribunal Regional Federal da 6ª Região
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.