Madrasta tem de pagar aluguel a enteados para morar em imóvel da família
Segundo os autos, a madrasta manteve união estável com o pai dos três autores da ação e residiu no apartamento da família até a morte do companheiro. O imóvel não pertencia exclusivamente ao falecido, pois havia sido partilhado com os filhos dele após a morte de sua mulher, antes do início da união estável com a madrasta, fazendo com que os autores se tornassem proprietários de 50% do bem.
Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Ronnie Herbert Barros Soares, destacou que, nesse caso, não há incidência do direito real de habitação, uma vez que o falecido não detinha a propriedade exclusiva do imóvel durante a união estável com a segunda companheira.
“Além da preexistente copropriedade (o direito da parte requerente sobre fração ideal do imóvel não foi adquirido em decorrência do falecimento do pai), os autores, que são filhos do primeiro casamento do de cujus, não guardam nenhum tipo de solidariedade familiar em relação à companheira supérstite (a requerida), não havendo falar em qualquer vínculo de parentalidade ou até mesmo de afinidade. Ou seja, o direito da parte requerente lhe foi assegurado há muito por meio da sucessão de sua genitora”, escreveu o magistrado.
Participaram do julgamento, de votação unânime, os desembargadores Silvério da Silva e Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.
Clique aqui para ler o acórdão
Processo 1012159-10.2014.8.26.0020
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.