Moradia Legal Pernambuco leva segurança jurídica e transforma vidas com entregas de títulos no Sertã
Em São José do Egito, 60 famílias do habitacional Júnior Valadares foram beneficiadas durante solenidade realizada no auditório da Escola Técnica Célia Siqueira. Representando o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, o desembargador Mozart Valadares destacou o caráter humano e transformador da ação. “Eu só acredito em programa social quando ele efetivamente alcança a população e demonstra que não somos insensíveis às dificuldades enfrentadas pela sociedade. Ainda vivemos num país muito desigual, e é nosso dever contribuir para mudar essa realidade”, afirmou.
Com raízes familiares no Pajeú, o magistrado reforçou o compromisso da atual gestão com o interior. “Nunca testemunhamos uma gestão do Poder Judiciário realizar tantas entregas na região como estamos fazendo atualmente. Estamos levando a presença efetiva da Justiça a todos os cantos do sertão”, disse.
A coordenadora adjunta do Moradia Legal, Sara Lima, explicou que a certidão de registro é o passo definitivo para o reconhecimento formal da propriedade. “É a garantia da posse. Um processo que custaria entre R$ 10 e 15 mil é oferecido gratuitamente graças à parceria entre Tribunal, prefeitura e cartórios”, detalhou. Ela anunciou ainda a continuidade das ações: “Já estamos finalizando as quadras 13 a 22 do Júnior Valadares e nova entrega deve ocorrer em janeiro.”
O prefeito Fredson Brito definiu a solenidade como um marco para o município: “Não estamos oferecendo apenas um documento, mas dignidade, pertencimento e segurança para famílias que mais precisam. Vamos expandir esse trabalho para outros bairros carentes.”
No dia seguinte, o Moradia Legal realizou um novo momento histórico em Itapetim, com a primeira entrega de títulos de propriedade rural no município. Quatro famílias de agricultores receberam simbolicamente seus documentos, representando mais de 50 que já tiveram seus sítios regularizados em parceria com o Iterpe. No total, no município, serão 355 regularizações. Destas, 178 já foram efetivadas. Entre os beneficiários estavam Marcelo Pereira da Graça, Manuel Claudino da Silva, Maria de Fátima Palmeira da Silva e Rafaela Inês Pereira da Silva.
A emoção marcou o depoimento do agricultor Edilson Palmeira da Silva: “Antes a gente não tinha valor. Hoje temos. Se chegar alguém dizendo que a terra não é nossa, a gente mostra o documento. Era um sonho que se realizou.”
A prefeita Aline Carina destacou que o município também avançará na regularização urbana: “No primeiro trimestre do próximo ano entregaremos os primeiros títulos de moradias urbanas em Itapetim.”
Além das ações no Pajeú, o programa consolidou mais uma grande entrega no Sertão do São Francisco: 296 títulos urbanos foram distribuídos em Cabrobó, reforçando o impacto regional do Moradia Legal Pernambuco e garantindo segurança jurídica a quase 300 famílias da cidade.
Com mais de 50 mil títulos já entregues em todo o Estado, o Moradia Legal se firma como uma das maiores iniciativas sociais do Poder Judiciário brasileiro. Coordenado pela Presidência do TJPE e pela Corregedoria Geral da Justiça, o programa conta com a correalização da Aripe, Anoreg-PE, Amupe, UFPE e UFRPE.
As entregas no Sertão traduzem, na prática, o objetivo central do programa: levar cidadania, segurança jurídica e dignidade às famílias pernambucanas, fortalecendo comunidades e transformando realidades, seja na zona urbana ou na zona rural.
....................................................
Texto: Vitor Oliveira | Ascom TJPE
Foto: Leandro Lima | Ascom TJPE
Por: Tribunal de Justiça de Pernambuco
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


