Necessidade líquida de financiamento do Governo Geral atinge 4% do PIB no 2º trimestre de 2022
No segundo trimestre de 2022, a necessidade li´quida de financiamento do Governo Geral (Governo Central, Estados e Municípios) alcanc¸ou 4,0% do PIB, ante 7,3% do mesmo peri´odo do ano anterior. Esse resultado é explicado pelo aumento nominal de 31,9% da receita do Governo Geral na comparação entre os trimestres, parcialmente compensado pelo crescimento de 20,7% da despesa. Os dados estão no Boletim Estatísticas Fiscais do Governo Geral do 2º trimestre de 2022, divulgado hoje pelo Tesouro Nacional.
A decomposic¸a~o por esfera da necessidade de financiamento do Governo Geral indica que esse valor é resultante da necessidade de financiamento do Governo Central de 5,2% do PIB e de capacidade de financiamento dos governos estaduais e municipais de 0,1% do PIB e 1,1 % do PIB, respectivamente, no segundo trimestre de 2022.
Necessidade de financiamento li´quida por esfera de governo – 2021/2022 (% PIB)
A receita do Governo Geral aumentou 6,8 p.p. em relac¸a~o ao mesmo peri´odo do ano anterior, passando de 38,7% para 45,5% do PIB no 2o trimestre de 2022. Todas as contas de receita tiveram aumento, com destaque para arrecadac¸a~o de Impostos e Outras Receitas, sendo que nesta u´ltima as elevac¸o~es mais significativas ocorreram em dividendos e concesso~es do Governo Central.
A despesa total do Governo Geral, por sua vez, totalizou 49,5% do PIB no 2o trimestre de 2022, o que representa um aumento de 3,4 p.p. em relac¸a~o ao mesmo peri´odo do ano anterior, quando alcanc¸ou 46,1% do PIB.
Os gastos passaram de 46,7% no segundo trimestre de 2021 para 49,4% do PIB no mesmo trimestre de 2022. Destaca-se aqui o aumento no pagamento de juros no 2o trimestre de 2022 quando comparado ao mesmo peri´odo de 2021 (3,5 p.p do PIB), explicado pela elevac¸a~o da taxa me´dia de juros no peri´odo. Houve ainda queda nos gastos com benefi´cios previdencia´rios e assistenciais (1,5 p.p. do PIB), influenciada pelo pagamento do auxi´lio emergencial no segundo trimestre de 2021, sem corresponde^ncia em 2022.
Já o investimento li´quido passou de um percentual negativo de 0,6% para um percentual positivo de 0,1% do PIB no mesmo peri´odo. A elevac¸a~o nos investimentos li´quidos foi puxada pelo aumento dos investimentos de estados e munici´pios. O resultado do investimento li´quido em ativos na~o financeiros, por sua vez, e´ explicado pelo aumento nominal da aquisic¸a~o de ativos na~o financeiros (88,9%) e do consumo de capital fixo (10,5%).
Convergência internacional
O Boletim de Estatísticas Fiscais do Governo Geral apresenta estatísticas das três esferas de governo – Governo Central, Estados e Municípios – consolidadas no setor Governo Geral, apuradas pelo regime de competência. A publicação faz parte do esforço do Tesouro Nacional de convergência às melhores práticas internacionais de transparência fiscal.
As informações são compiladas no âmbito dos acordos de cooperação técnica firmados entre o Tesouro Nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com o objetivo central de aperfeiçoar as estatísticas fiscais no Brasil para convergência com os conceitos e metodologias estabelecidas pelo GFSM 2014 do Fundo Monetário Internacional.
O objetivo principal desse esforço é construir agregados econômicos harmonizados internacionalmente – permitindo a comparação entre países – e com o Sistema de Contas Nacionais – possibilitando uma análise mais precisa das relações entre as variáveis fiscais e as econômicas.
Por: Governo Federal do Brasil
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