Nova Europa - SP, parabéns pelos 72 anos
O município deriva de um núcleo colonial aberto na década de 1900 pelo então presidente da Província de São Paulo, Jorge Tibiriçá, especialmente para abrigar imigrantes russos, alemães e italianos que chegariam da Europa, segundo os acordos firmados com algumas companhias de colonização, a então Província de São Paulo, o Governo Federal e os representantes diplomáticos dos países de que proviriam os colonos.
Assim, em 1907, o navio “Danúbio”, saído da Rússia, atraca no porto de Santos, de onde as 12 famílias passageiras (em sua maioria, presumivelmente, judeus, já que assim o indicam seus sobrenomes, tais como Boman e Asman), partiriam imediatamente para o município de Ibitinga. Seria ali que se localizaria o novo núcleo, que deu início ao povoado de Nova Europa, cuja população seria aumentada, em 1909, com a chegada de alemães, através da Estrada de Ferro Douradense.
Em 1908, a Ferrovia inaugurou no povoado a estação de Nova Europa. E, significativamente, aos russos e alemães, seguiriam os italianos, principalmente, depois de 1913, quando o lugar já era distrito de Ibitinga. Em 1925, Nova Europa passou a pertencer a Tabatinga, de que se emanciparia em 30 de dezembro de 1953.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 198-199.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.