Participação no Programa Caixa Solidária consolida atuação em gestão ambiental do TCE/SC
O material coletado (roupas, calçados, meias, bonés, gorros, cobertores, lençóis, toalhas, panos de chão e acessórios feitos em tecido) reduziu o impacto ambiental equivalente a 13 carros fora de circulação por um ano, o consumo de energia elétrica de 207 casas por um mês ou evitou o desperdício equivalente a uma piscina olímpica de água. "Aproveitamos este dia 26 de janeiro, que é o Dia Mundial da Educação Ambiental, e reforçamos o convite para que todos façam a sua parte em favor da sustentabilidade ambiental", convida o assessor especial para Assuntos Institucionais do TCE/SC, João Victor Della Rocca, ao destacar que a ação também evita que produtos têxteis sejam enviados a aterros sanitários e permite que sejam utilizados como matéria-prima para a confecção de novos itens.
Longe de ser uma ação isolada, o programa é um componente prático do abrangente Plano de Logística Sustentável (PLS) da Instituição, aprovado pela Resolução N. TC-270/2024, que estabelece a gestão de resíduos como um de seus oito temas centrais. A ação está em total conformidade com as mais importantes diretrizes nacionais e globais, promovendo a responsabilidade compartilhada e fortalecendo a economia circular. O ponto de entrega voluntária de artigos em qualquer estado de conservação agora está localizado em frente ao auditório azul e recebe material dos servidores e da população em geral.
Rede de Impacto Estadual
A iniciativa do TCE/SC integra a consolidada Rede Caixa Solidária em Santa Catarina, um movimento que há pelo menos 10 anos promove a economia circular têxtil no Estado. Desde seu início, a iniciativa já recebeu 4 mil toneladas de material têxtil, evitando a emissão de 100 mil toneladas de gás carbônico e recebendo 20 milhões de itens reaproveitados.
A adesão ao programa consolidou o TCE/SC como parte fundamental de uma robusta rede estadual de sustentabilidade. O Tribunal também se transformou em um benchmark em sustentabilidade, comprovando que seu compromisso, como Tribunal da Governança Pública Catarinense, vai além do discurso e se materializa em ações eficazes.
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Por: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


