Setembro fecha com saldo de 207 mil novos empregos com carteira assinada
Durante o mês de setembro, considerando dados de todos os 5.568 Municípios, foram criados 1.873.945 empregos contra 1.666.647 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 207.298 postos de trabalho com carteira assinada em todo o país. Considerando o acumulado do ano, ou seja, os primeiros nove meses de 2023, o mercado de trabalho brasileiro cresceu em 1.562.008 vagas.
O balanço consta no Informativo CNM de Mercado de Trabalho, elaborado mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma vez que criação de novas vagas de emprego é um importante indicador da atividade econômica municipal. A entidade utiliza dados do fluxo de admissões e desligamentos de ocupações com carteira assinada, divulgados pelo Novo Caged. Os dados da CNM não consideram o Distrito Federal e o distrito estadual de Fernando de Noronha.
Em setembro, 58% dos Municípios – 3.220 de 5.568 – apresentaram criação líquida de empregos com carteira assinada. Ou seja, novas admissões foram acima do número de desligamentos. No acumulado de 12 meses, o saldo de empregos alcançou 1,4 milhão, enquanto para o mesmo período no ano anterior o saldo totalizou 2,4 milhões (queda de 42%).
A máxima histórica alcançada em março foi novamente batida, com novo recorde: o estoque de empregos com carteira assinada alcançou, em setembro, 43,1 milhões de ocupações. O crescimento, na comparação com agosto, é de 0,5%.
O crescimento foi generalizado em todos os portes populacionais de Municípios, sendo que o aumento mensal – comparando os meses de setembro de 2022 e de 2023 – foi mais acentuado nos Municípios de 5 a 10 mil habitantes (3,8%). Todas as regiões do país tiveram crescimento do mercado de trabalho formal, com maior variação mensal na região Nordeste (1%).
O Informativo da CNM avalia que a tendência de desaceleração do mercado formal de trabalho, observada com mais intensidade no último trimestre de 2022, aparenta manter um processo de estabilização, com expansões modestas do estoque de trabalhadores.
Acesse o Informativo Mercado de Trabalho de setembro completo aqui.
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.