TCESP implanta sistema de inteligência para atendimento na Ouvidoria
16/03/2022 – SÃO PAULO – Com o objetivo de dar mais agilidade ao atendimento dos jurisdicionados e da população em geral que buscam contato por meio da Ouvidoria, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibilizou hoje (16/3), no Dia do Ouvidor, um robô de atendimento (chatbot).
Acessível pelo aplicativo do WhatsApp – no número (11) 99508-7638 – e disponível sete dias por semana e 24 horas por dia, o novo canal pode ser utilizado para pedir informações, fazer solicitações, sugestões e reclamações relacionadas aos serviços públicos prestados pela Corte de Contas paulista.
Chatbots são softwares que utilizam Inteligência Artificial e técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para entender conversas em linguagem natural, atuando como um atendente virtual. O intuito é que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas, como se estivessem perguntando para um atendente humano, tudo de modo interativo e em tempo real.
De acordo com o Ouvidor do TCESP, Antonio Heiffig Junior, o novo canal disponibilizado pelo TCESP facilitará o diálogo com os gestores e os cidadãos e dará mais celeridade e eficácia ao atendimento aos usuários.
O chatbot estará em constante processo de aprimoramento e aprendizado para aperfeiçoar a forma de atendimento.
. Histórico
Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria do TCESP surgiu como um novo instrumento de comunicação entre os cidadãos e a Corte de Contas paulista. O órgão tem como missão assegurar, a todo interessado, o direito de apresentar solicitações, informações, reclamações e sugestões, apontar disfunções ou, ainda, arrazoar e sugerir modificações no que concerne aos serviços públicos prestados pelo TCE.
Em 2016, para estreitar laços com os jurisdicionados e com a sociedade, a Ouvidoria passou a prestar atendimento também por meio do WhatsApp, ferramenta multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones e tablets.
Aprovada por unanimidade pelo Conselho do TCESP e instituída por meio da Resolução nº 03/2015, a Ouvidoria é composta pelo Ouvidor, designado pelo Conselheiro-Presidente, com mandato coincidente com o da Presidência, e por uma equipe de servidores da Casa. Mais informações podem ser obtidas no portal do Tribunal pelo link www.tce.sp.gov.br/ouvidoria.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
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