TJ-SP nega indenização à testemunha de Jeová que morreu depois de fraturar o fêmur
Segundo os autos, por causa da religião, os parentes da mulher recusaram a cirurgia indicada pela equipe médica, que envolvia transfusão de sangue. Em razão disso, foi aberto protocolo para buscar hospital que fizesse o procedimento conforme os preceitos religiosos.
Por conta própria, os familiares da idosa conseguiram vaga em hospital particular para que a cirurgia fosse feita respeitando-se as crenças religiosas da paciente, mas, mesmo assim, ela morreu dias depois.
No acórdão, o relator do recurso, desembargador Marcelo Martins Berthe, afastou a responsabilidade da instituição hospitalar e reforçou que a equipe disponibilizou o tratamento necessário, procurou hospital que pudesse fazer a cirurgia e disponibilizou leito para retorno depois do procedimento em instituição particular.
“Assim, a simples afirmação da ocorrência de dano não é o suficiente para a condenação da Fazenda Pública ao pagamento de indenização”, salientou. Também foi negado pedido de ressarcimento dos valores gastos no hospital particular, uma vez que “não há previsão legal para reembolso, havendo consolidada jurisprudência deste tribunal acerca do tema”.
Os desembargadores Claudio Augusto Pedrassi e Luciana Bresciani participaram do julgamento, de votação unânime. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.
Clique aqui para ler o acórdão
Processo 1012342-24.2024.8.26.0248
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.