TJAP apoia projeto de remição pela leitura realizado na Penitenciária Feminina do Amapá
O programa, lançado em 18 de outubro de 2019 pelo IAPEN, foi desenvolvido por servidores da instituição que atuam no tratamento penal e conta com o apoio da Vara de Execuções Penais (VEP). Desde então, tornou-se referência no sistema prisional amapaense por unir educação, cultura e ressocialização.
De acordo com as regras do programa, cada reeducanda pode obter até quatro dias de redução da pena para cada livro lido, desde que apresente uma resenha aprovada pela comissão avaliadora. O projeto é voluntário e permite a leitura de uma obra por mês, com prazo de 21 a 30 dias para entrega do material escrito. Além disso, são realizados encontros para apresentação das regras, dos títulos disponíveis e oficinas sobre elaboração de resenhas.
Para o juiz substituto Diogo Sobral, que responde pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, o projeto reforça o papel da Justiça na construção de oportunidades de transformação. “A Remição pela Leitura é uma ferramenta que alia educação e dignidade. Ao incentivar as internas a desenvolverem o hábito da leitura, oferecemos não apenas a possibilidade de redução da pena, mas, principalmente, uma chance real de crescimento pessoal e de reinserção social”, destacou.
A comissão responsável pela avaliação é composta por representantes do IAPEN, educadores penitenciários, profissionais da Escola São José e da VEP, para garantir transparência e credibilidade ao processo.
O Projeto Remição pela Leitura é fruto de uma rede de cooperação entre diferentes instituições, que contam com o apoio da VEP, Ministério Público do Amapá (MP-AP), Secretaria de Estado da Educação (SEED) – por meio da Escola São José – e da Comissão de Cultura da OAB/AP.
– Macapá, 2 de outubro de 2025 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Bernadeth Farias
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @tjap_oficial
X: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
TikTok: @tjap. oficial
YouTube: TJAP Notícias
Bluesky: @tjap-oficial.bsky.social
Sala de Imprensa da Secom/TJAP: tjap.jus.br/portal/secom
Por: Tribunal de Justiça do Amapá
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.