Tribunal apresenta dados sobre plano de contingência para desastres
25/02/2021 – SÃO PAULO – Em todo o Estado de São Paulo, apenas 237 municípios possuem um plano de contingência para desastres. Destes, somente 141 encaminharam a documentação à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Os dados, coletados por meio do Observatório do Futuro, foram os temas principais da entrevista à TV Alesp, na quinta-feira (24/2), concedida por Marcela Pégolo, Coordenadora do núcleo criado pelo TCESP para monitorar a evolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no território paulista.
“Com a ocorrência de um desastre geológico, o município não tem um plano de resposta para retirada da população das áreas de risco. Não existe, assim, uma ação preventiva para que, ao ocorrer um desastre, o impacto seja menor”, afirmou Marcela ao Alesp Notícias 1ª edição.
Em 2020, também de acordo com informações do Observatório do Futuro, somente 502 dos 644 municípios paulistas tinham Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O principal motivo alegado para a ausência do setor foi a falta de estrutura da Prefeitura.
Para auxiliar os jurisdicionados, Marcela lembrou que o TCESP cumpre seu caráter pedagógico, com a realização de seminários, palestras e eventos online para orientar e auxiliar para que as deficiências sejam corrigidas. "O Tribunal é um órgão que tem por objetivo sempre informar da melhor forma possível os jurisdicionados na elaboração dos planos municipais, seja na Defesa Civil ou em outras áreas”, destacou.
A íntegra do Alesp Notícias 1ª edição, com a participação da Coordenadora do Observatório do Futuro, está disponível no YouTube (https://bit.ly/3Marob5).
. Parceria
Na segunda-feira (21/2), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e a Assembleia Legislativa (Alesp) firmaram um acordo de cooperação técnica na área de comunicação. O termo, assinado pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, e pelo Presidente da Alesp, Deputado Carlão Pignatari, tem como intuito difundir para a sociedade informações relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal por meio de produções audiovisuais, programas jornalísticos e educativos.
A medida prevê a ampliação da produção e da transmissão de conteúdos audiovisuais informativos e com caráter pedagógico. O material será exibido durante a programação da TV Alesp. Os conteúdos produzidos atenderão sempre ao interesse público.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.