Tribunal de Contas apresenta gestão estratégica para o ciclo 2022-2026
11/02/2022 – SÃO PAULO – Em um constante processo de aprimoramento, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) decidiu redirecionar sua estratégia para os próximos cincos anos e estabelecer uma nova visão de futuro, com diretrizes fundamentadas em valores e crenças que expressam sua identidade institucional neste momento.
O novo plano foi entregue ontem (10/2) ao Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, pela comissão de servidores responsável pela elaboração do documento.
"Uma instituição quase centenária tem tradição e força para construir o próprio futuro. Nosso mapa está traçado. Talvez, os caminhos precisem ser adaptados, mas sabemos aonde queremos chegar. A missão, a partir de agora, é divulgar o plano e engajar todos que integram o Tribunal para trabalhar no mesmo sentido", afirmou o Presidente.
O novo planejamento estratégico do TCESP surgiu de um diagnóstico coletivo que ouviu todos os setores da instituição e também os jurisdicionados. Essa construção ampla e participativa faz com que o projeto reflita os anseios do público interno e externo e seja aplicável a longo prazo, segundo o Professor Carlos Antonio Luque, Diretor Presidente da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que deu apoio técnico ao processo.
A gestão estratégica traçada para o ciclo 2022-2026 tem como objetivos promover o desenvolvimento sustentável, fortalecer a transparência e o controle social, contribuir para a melhoria da gestão pública e a prevenção de erros e fraudes. Também são intuitos do plano avançar na efetividade da fiscalização, expandir a atuação preventiva e orientativa, promover a gestão integrada da instituição, redesenhar processos finalísticos, operacionais e de suporte, aperfeiçoar a comunicação institucional e aprimorar as ações de capacitação interna.
. Missão
Uma das principais inovações do TCESP está relacionada à finalidade de suas atividades. O foco do controle externo passa a estar no caráter pedagógico e na exigência de resultados, indo além das formalidades.
Assim, o Tribunal resolveu ampliar a sua missão institucional, que passa a ser “Fiscalizar e orientar, por meio da atuação preventiva e corretiva e da avaliação de atos e resultados, para que os recursos públicos sejam utilizados de maneira adequada e transparente, em benefício da sociedade”.
. Visão
Da mesma forma, a visão de futuro – que retrata as aspirações da instituição ao final do ciclo de planejamento – foi reformulada. “Posicionar-se como uma instituição em constante evolução, apoiado na excelência do seu quadro de pessoal e no uso intensivo de novos métodos e tecnologias e ser reconhecido como órgão essencial para o aprimoramento da gestão pública” é o novo norte estabelecido para os próximos anos.
O trabalho de construção do plano estratégico 2022-2026 foi iniciado em setembro do último ano e terá a implementação acompanhada por uma comissão de servidores, com o apoio técnico da Fipe.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.