Tribunal de Contas determina correções no Detran após auditoria de conformidade
A auditoria identificou deficiências como ausência de controles e registros dos valores repassados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET), inexistência de registros contábeis ou extra contábeis dos repasses ao PIS/PASEP, falta de transparência na divulgação das receitas arrecadadas e ausência de indicação específica do dispositivo legal vinculado às despesas custeadas com recursos oriundos das multas de trânsito.
Apesar das constatações, o relator, conselheiro Paulo Roberto Alves, considerou, seguindo parecer do MP de Contas, as irregularidades como falhas formais, sem impacto significativo ao interesse público ou prejuízo aos cofres públicos. O órgão também reconheceu o esforço da gestão do Detran/RN em adotar medidas corretivas, como a solicitação de relatórios de repasses ao FUNSET e a implementação de procedimentos para maior transparência na aplicação das receitas.
Entre as determinações do TCE-RN estão: a realização de registros contábeis dos montantes oriundos das multas de trânsito repassados ao FUNSET, o controle dos valores relativos ao PIS/PASEP, e a publicação, no site do órgão, das informações sobre arrecadação e aplicação das receitas de multas, conforme exigências legais. O prazo para cumprimento das medidas foi fixado em 30 dias úteis.
Além disso, o Tribunal recomendou ao Detran/RN que promova maior clareza e transparência nos processos de despesa custeados com recursos das multas, indicando expressamente os dispositivos legais que autorizam tais aplicações. A Controladoria Geral do Estado também foi acionada para ciência e eventual adoção de providências.
Por: Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.