Tribunal promove acessibilidade com transcrição de sessões de julgamento
10/03/2022 – SÃO PAULO – Com o intuito de ampliar o acesso à informação e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva aos conteúdos digitais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) implantou a transcrição simultânea de áudio nas sessões de julgamentos da Corte.
A ferramenta, lançada na quarta-feira (9/3), às 10h00, pelo Conselheiro-Presidente, Dimas Ramalho, durante a 5ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, está disponível pela página do TCE no Facebook, com acesso pelo link https://www.facebook.com/tcesp/.
“Esta é a primeira sessão com transcrição simultânea, uma ferramenta importante que complementa o sistema de tradução de LIBRAS. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo continuará sempre avançando na acessibilidade e na inclusão”, afirmou o Presidente, enfatizando que a adoção do sistema não implica em qualquer custo para o TCESP.
Para ativar o recurso que transcreve áudio para texto, basta clicar no botão de configurações do Facebook (ícone da engrenagem, localizado no canto inferior direito) e ativar a opção ‘legendas geradas automaticamente’.
Por ser uma ferramenta automatizada, podem ocorrer eventuais erros de transcrição em virtude das limitações tecnológicas, o que não implicará qualquer efeito jurídico sobre as decisões proferidas nas sessões, cujas notas taquigráficas oficiais são produzidas e publicadas pela Secretaria-Diretoria Geral do TCESP.
De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem no Brasil cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que representa, aproximadamente, 5% da população.
. Acessibilidade
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo utiliza o sistema da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas transmissões das sessões de julgamento desde 2016. O recurso, utilizado e reconhecido pela maioria dos deficientes auditivos, também foi implantado durante a presidência do Conselheiro Dimas Ramalho com o objetivo de promover a acessibilidade e assegurar o direito de todos no acesso às decisões e aos julgamentos do Tribunal de Contas.
O portal institucional do TCESP ainda disponibiliza, no endereço https://www.tce.sp.gov.br/acessibilidade, o sistema VLIBRAS, software público, com download gratuito, que consiste em um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais.
O aplicativo pode ser utilizado nas versões para computadores, dispositivos móveis (smartphones e tablets, tanto no sistema Android quanto no iOS) e navegadores Chrome, Firefox e Safari.
Assista às sessões de julgamento ao vivo com transcrição simultânea.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.