Ubiratã - PR, parabéns pelos 64 anos
Etimologia: Ubiratã – Vem do tupi “ubira (ybirá)”... madeira, árvore, vara, pau + “tã”... sólido, duro, rijo (em composição): árvore dura, o pau ferro.
Origem Histórica: Em 1956, a Sociedade Noroeste do Paraná S.A. - SINOP, iniciou loteamento de gleba de terras de sua propriedade no Vale do Rio Piquiri. Planejou-se o perímetro urbano do patrimônio, que foi denominado Ubiratã e em seguida iniciaram-se as vendas dos lotes, tanto rurais, quanto urbanos.
O fluxo migratório aumentava gradativamente, a fertilidade do solo e o clima favorável contribuíam e atraíam moradores. Assim os primeiros ranchos foram construídos, em seguida, as casas e o comércio, base de sustentação da povoação. Dentro de uma estrutura planejada e bem executada, a localidade se firmou social, cultural e economicamente.
Pela Lei Estadual n.º 3.344, de 20 de setembro de 1957, o núcleo Ubiratã foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, foi criado o município, com território desmembrado de Campo Mourão. A instalação deu-se no dia 04 de novembro de 1961 sendo empossado o primeiro prefeito municipal, sr. Alberoné Bittencourt.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 314.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.