Vestibular de Verão 2026: Inscrições para a prova presencial da Udesc encerram na sexta-feira
O Estado do Rio de Janeiro conquistou a classificação “Bom” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), elaborado pela Transparência Internacional – Brasil. A avaliação utiliza uma escala que vai de Péssimo, Ruim, Regular, Bom a Ótimo, e analisa os mecanismos de transparência e governança pública adotados pelos Executivos Estaduais e pelo Distrito Federal.
A ferramenta tem como objetivo comparar a evolução dos estados brasileiros, estimulando práticas cada vez mais transparentes e alinhadas às boas normas de governança.
— A transparência não é apenas uma meta, mas um compromisso ético permanente da nossa gestão e um pilar fundamental para fortalecer a confiança entre o governo e a população. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo - comemorou o governador Cláudio Castro.
O levantamento destacou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresenta avanços significativos em dimensões como Plataformas e Transformação Digital e Comunicação, atendendo a importantes mecanismos de transparência, entre eles:
disponibilização de ferramentas de acessibilidade digital no portal principal; existência de canal para denúncias de corrupção anônimas; sistema completo de agendamento digital de serviços estaduais; publicação dos resultados de pesquisas de satisfação dos usuários de serviços públicos.
O Estado apresentou melhorias em diversos indicadores avaliados, o que reforça o compromisso permanente da gestão pública fluminense com o fortalecimento da transparência e do acesso à informação.
Entre os destaques, estão a adoção de inovações digitais aplicadas ao atendimento ao cidadão — como uso de inteligência artificial e chatbots —, a ampliação do sistema de agendamento digital de serviços públicos, que permite o acompanhamento das solicitações por etapas e a avaliação da satisfação dos usuários, além da divulgação da Carta de Serviços aos Cidadãos e da publicação anual dos resultados das pesquisas de satisfação.
Outros avanços incluem a publicação periódica de relatórios e pareceres de auditoria interna e a divulgação da lista de sanções administrativas aplicadas com base na Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013).
O controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, ressaltou que o resultado reflete o alinhamento da Controladoria-Geral do Estado (CGE RJ) com as diretrizes da atual gestão.
— Esta é mais uma etapa em que a CGE RJ avança, acompanhando o planejamento estratégico da gestão do governador Cláudio Castro em transformar o Estado em um governo mais digital e mais transparente. Seguimos trabalhando para alcançar o melhor conceito de transparência pública para o Rio de Janeiro.
A CGE RJ permanece comprometida em aperfeiçoar processos e contribuir para que a administração pública avance em mais indicadores e alcance níveis cada vez mais elevados de integridade e transparência.
Por: Governo do Estado de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.