Dia Mundial do Habitat reforça cooperação para fortalecer respostas às crises urbanas
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da Área de Planejamento Territorial e Habitação, apoia as ações do Outubro Urbano, reforçando o papel dos Municípios brasileiros na construção de cidades mais justas, resilientes e inclusivas. Neste ano, o tema do Dia Mundial do Habitat é “Resposta a crises urbanas”, com foco na construção de soluções para os múltiplos desafios enfrentados pelas cidades, como os impactos das mudanças climáticas, desigualdades sociais e conflitos. Já o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro, terá como tema “Cidades inteligentes centradas nas pessoas”, destacando o papel da tecnologia, dos dados e da inovação na melhoria da qualidade de vida urbana.
Circuito Urbano 2025
Desde 2018, a ONU-Habitat no Brasil organiza o Circuito Urbano, iniciativa que apoia eventos propostos por instituições públicas, privadas e da sociedade civil. Em sua sétima edição, o Circuito Urbano 2025 tem como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com apoio institucional do Ministério das Cidades e alinhamento à realização da COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
As atividades do Circuito Urbano 2025 estão organizadas em quatro linhas temáticas:
1. Ação climática e meio ambiente urbano;
2. Moradia adequada no centro do planejamento urbano;
3. Redução das desigualdades urbanas;
4. Dados, inovação e cidades inteligentes.
A CNM ressalta que o planejamento urbano integrado é uma ferramenta essencial para que os gestores municipais enfrentem os efeitos das mudanças climáticas de forma estruturada. A integração do Plano Diretor com os planos setoriais — como habitação, mobilidade, saneamento e gestão de riscos — é apontada como fundamental para uma atuação mais coordenada e eficaz no território.
Além disso, a Confederação reforça a importância da participação dos municípios nas agendas do Outubro Urbano e do Circuito Urbano. Esses espaços são vistos como oportunidades estratégicas para a troca de experiências, o fortalecimento de políticas públicas locais e a ampliação do protagonismo municipal na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Por: Camara dos deputados
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.