TCETO participa de eventos que reforçam compromissos com educação, cidadania e direitos humanos
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) marcou presença em três importantes eventos realizados nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de outubro, que abordaram temas essenciais à sociedade tocantinense — educação infantil, segurança alimentar e valorização cultural. A participação reforça o papel da Corte de Contas como instituição parceira em ações que promovem a cidadania, o desenvolvimento humano e o fortalecimento das políticas públicas.
Educação infantil
Representando o presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, o conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes participou da abertura do XI Seminário de Educação Infantil da Undime/TO, realizado no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Com o tema “Educação Infantil no Processo de Alfabetização na Primeira Infância”, o evento destacou a importância do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas que apoia os municípios na elaboração e execução de políticas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
Em sua fala, Márcio Aluízio ressaltou que “a primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, e os investimentos nessa fase têm impacto direto no futuro da sociedade”.
O seminário, que segue até está sexta-feira, 10, reúne professores, coordenadores e técnicos da educação infantil em debates e oficinas sobre práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à alfabetização e à formação integral das crianças.
Direito à alimentação
Ainda na quarta-feira, o conselheiro Manoel Pires dos Santos representou o TCETO na abertura do I Congresso de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas, realizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O evento, sediado no auditório do MPTO, é uma iniciativa da 15ª Promotoria de Justiça de Palmas e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), e reúne especialistas e autoridades para debater o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e o papel do sistema de justiça na erradicação da fome e na promoção da alimentação saudável.
Entre os destaques da programação esteve a palestra magna da pesquisadora Míriam Balestro, integrante da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (REDSSAN), que apresentou o panorama global e nacional da fome e da desnutrição. Segundo ela, “a alimentação é um direito, não um privilégio. Garantir esse direito é assegurar dignidade humana e sustentabilidade para as próximas gerações”.
Fotos MPTO: Francisca Coelho
Homenagem à força do povo nordestino
Na quinta-feira, o conselheiro substituto Márcio Aluízio voltou a representar o TCETO na sessão solene da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em celebração ao Dia dos Nordestinos, comemorado nacionalmente em 8 de outubro.
A homenagem reconheceu a contribuição do povo nordestino para a formação social, cultural e econômica do Tocantins. A solenidade, proposta pelo deputado Marcus Marcelo (PL), contou com a presença do governador em exercício, Laurez Moreira, e de representantes de diversas instituições públicas. Durante o evento, foram homenageados cidadãos nordestinos que ajudaram a construir a história do Estado.
Por: Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.