Adrianópolis - PR, parabéns pelos 64 anos
Etimologia: Adrianópolis – Palavra formada pelo nome pessoal masculino “Adriano” e pelo sufixo “pólis”. O termo “Adriano” origina-se do latim “adrianu”, natural de Ádria, também (Hadria, Atria), antigo porto do mar etrusco situado perto de Ancona, e segundo Drummond, é interpretado como “poderoso”. O termo “pólis” é sufixo grego e significa cidade: Cidade de Adriano.
Origem histórica: É bastante antiga a movimentação no território do atual município de Adrianópolis. A exploração de recursos naturais encontrados em grande escala no município foi o que motivou a fixação de muitas famílias no lugar.
Por algum tempo a localidade chamou-se Epitácio Pessoa, no entanto esta denominação não perdurou. A partir de 31 de dezembro de 1937, o povoado foi elevado à categoria de distrito administrativo com a denominação alterada para Paranaí, com território pertencente ao município de Bocaiúva do Sul.
O município foi criado em 25 de julho de 1960, pela Lei no. 4.245, sancionada pelo governador Moisés Lupyon. Com a emancipação a localidade passou a denominar-se Adrianópolis, em homenagem a Adriano Seabra da Fonseca, empresário de origem portuguesa e que a partir de 1937, muito lutou em favor da comunidade. A instalação oficial deu-se em 15 de novembro de 1961.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 22.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.