Além Paraíba - MG, parabéns pelos 142 anos
O território do município de Além Paraíba era habitado pelos índios puris, cropós e croatos. Em 1784, o governador enviou um regimento para fazer um inventário geográfico da região. O regimento construiu os registros de Porto do Cunha, que deu origem a um dos núcleos que formaria a cidade de São José d’Além Parahyba.
Porto do Cunha, hoje centro comercial da cidade, constituía ponto básico para o transporte de pessoas e mercadorias entre as margens mineira e fluminense do rio Paraíba do Sul. Por volta de 1818, o padre Miguel Antônio de Paiva se instalou em Porto Novo do Cunha, construindo a primeira capela, onde se formou o núcleo de habitações que viria a constituir a cidade de Além Paraíba.
A chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil e da Estrada de Ferro Leopoldina deu novo impulso ao núcleo, criando empregos e intensificando as relações comerciais. Em 1890, a linha de bondes, unindo Porto Novo a São José e servindo, também, a Vila Laroca (ex-Limoeiro), colocou Além Paraíba entre as primeiras cidades brasileiras a utilizar esse meio de transporte.
A partir do início do século XX, a economia municipal apoiou-se, cada vez mais, no desenvolvimento da indústria, o que contribuiu para ampliar o comércio local.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/alem-paraiba/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.