Alfredo Vasconcelos - MG, parabéns pelos 33 anos
Do que se ouve e lê, a história é ligada às primeiras BANDEIRAS que penetraram no território, mais tarde, denominado MINAS GERAIS, depois de vadearem o RIO GRANDE, subiram o curso do afluente direito denominado Rio das Mortes, até quase às cabaceiras, onde tomaram as margens de um afluente direito, o Caieiro, pelo qual foram ter ao vale do Ribeirão de Alberto Dias. Este cidadão, Alberto Dias de Carvalho, Bandeirante, que subiu pelo vale acima e lhe deu o nome, era português, casado em São Paulo e passou a residir aqui na região, no Sítio do Cará, aonde veio a falecer em 1731.
Nos primeiros lustros do século XVIII (1700-1720), entre os muitos Bandeirantes que se estabeleceram com fazendas nesta região, são conhecidos nos graves acontecimentos da Inconfidência Mineira, os da família Lopes de Oliveira, cujo chefe, Coronel José Lopes de Oliveira foi o construtor da Fazenda do Ribeirão de Alberto Dias, hoje infelizmente demolida, cuja obra se instalava ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Por volta do ano de 1846, começou o declínio da região e, tal foi à decadência que pela Lei N° 7 de 15 de março de 1895, por seus Conselheiros, realizou-se a transferência do Distrito do Ribeirão de Alberto Dias, para o então florescente Povoado de Ressaquinha. Resolução N° 50, aprova a Lei N° 7 de 15/03/1895, do Distrito do Ribeirão de Alberto Dias. Também em 23/09/1882, conforme Lei N° 2.935 em seu Artigo Único, ficou desmembrado o Distrito do Ribeirão de Alberto Dias do Povoado de Ressaquinha e anexado à Freguesia de Barbacena, a Fazenda denominada Ribeirão, pertencente a Modesto Ribeiro Mendes.
Como se vê, de 1882 a 1895, a Fazenda do Ribeirão de Alberto Dias pertenceu ao Município de Barbacena. Com a emancipação de Ressaquinha, que também naquela época pertencia à Freguesia de Barbacena, ALFREDO VASCONCELOS desmembrou-se de Barbacena para integrar o Município de Ressaquinha, conforme vimos anteriormente a Lei N° 7 de 15/03/1895.
Porque ALFREDO VASCONCELOS? Alfredo Vasconcelos, antigo “Ribeirão de Alberto Dias”, nome que foi dado à Estação de Trem batizada com o nome de Estação de Alfredo Vasconcelos que servia à cidade de Ressaquinha, em homenagem ao engenheiro ferroviário Dr. Alfredo Barros de Vasconcelos, morto sob um bloco de pedra quando inspecionava o túnel 15 da ferrovia, próximo à cidade de Barra do Piraí - RJ. Esta estação foi inaugurada em 01/02/1896.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/alfredo-vasconcelos/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.