Araponga - MG, parabéns pelos 63 anos
O município teve seu território habitado, primitivamente, por membros de expedições oficiais destinadas à colonização do solo mineiro e por mineradores saídos de Mariana e Ouro Preto. Por volta de 1780, a expedição comandada pelo Capitão Manoel Luiz Branco aportava naquele local onde muitos se fixaram.
Em 03 de agosto de 1871, o Governador da Província, Dom José Menezes, esteve no arraial distribuindo títulos de sesmarias e 'datas mineiras', fatos que apressaram o desbravamento das terras.
Em 1809, o Padre Bernadino José da Silva erigia uma capela dedicada a São Miguel e Alma no Povoado de Arrepiados. O Padre Joaquim José Godói Torres foi o grande consolidador da povoação da qual foi guia espiritual durante 31 anos, tendo erigido ali, também, um templo.
Pelo decreto lei estadual nº 148, de 17/12/1938, o distrito de São Miguel do Araponga teve sua denominação simplificada para Araponga. Sob o mesmo decreto o distrito de Araponga deixa de pertencer ao Município de Viçosa para ser anexado ao de Erval.
Elevado à categoria de município com a denominação de Araponga, pela lei estadual nº 2764, de 30/12/1962, desmembrado de Ervália. Sede no antigo distrito de Araponga. Constituído de 2 distritos: Araponga e Estevão de Araújo, ambos desmembrados do município de Ervália. Instalado em 01/03/1963.
Fonte: (adaptado) cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/araponga/histórico


Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


