Atualização do Painel de Indicadores do Sisema inclui dados de acesso à IDE
Número de acessos por dia, maiores picos de usuários diariamente, cidades de onde partem as entradas na plataforma, quantidade de camadas disponíveis e total de usuários que já entraram na ferramenta. Essas são algumas das informações que já estão disponíveis para consulta referentes à Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), dentro do Painel de Indicadores do Sisema. O painel concentra uma série de dados e estatísticas do trabalho desenvolvido pelos quatro órgãos de meio ambiente do Governo de Minas e agora passa a contar também com informações referentes aos acessos à IDE. A ferramenta de planejamento territorial, criada pelos próprios servidores do Sisema, permite a completa visualização das características ambientais existentes no território mineiro.
A partir de uma parceria entre a Assessoria Estratégica (Aest), que mantém o painel, e a Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), coordenadora executiva da IDE, ambas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os servidores que tiverem interesse em usar a plataforma podem encontrar informações importantes para melhorar a experiência com a IDE. Uma delas é a quantidade de acessos por hora do dia, o que pode trazer benefícios ao público externo, segundo o diretor de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Fabrício Lisboa.
"Possibilitar o monitoramento dos indicadores de uso da IDE-Sisema em tempo real é uma grande iniciativa e impacta positivamente, não somente na equipe gestora, mas em toda a sociedade civil. Com eles, é possível conhecer os horários de picos de acesso, o local onde o sistema está mais sobrecarregado, e planejar o melhor momento para sua utilização, por exemplo. Além disso, pode-se fazer gestão territorial com os dados lá disponibilizados, onde fica evidente a necessidade de oferecer tradução da IDE-Sisema para a língua inglesa, tendo em vista os diversos países estrangeiros que são usuários", afirma o diretor da pasta que está vinculada à Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad.
Entre os diversos atributos trazidos pela plataforma, é a IDE/Sisema que permite, de forma gratuita, o acesso pela sociedade às informações espaciais dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento no momento do licenciamento ambiental. Ao mesmo tempo, com essa ferramenta, o analista do Sisema pode fazer uma análise muito mais completa daquele empreendimento, assim como estipular condicionantes para implantação de forma mais ágil com a ajuda da tecnologia. São os dados de acesso à IDE, tanto do analista do Sisema quanto do público externo, que agora estão disponíveis dentro do Painel de Indicadores.
Essa inclusão dos dados no painel permite conhecer a quantidade de camadas geoespaciais já disponíveis na ferramenta, que atualmente são 506. Uma camada geoespacial traz um conjunto de informações sobre determinados aspectos, como hidrografia, clima, relevo, cobertura vegetal, entre vários outros. Se um determinado empreendedor quer instalar uma usina hidroelétrica em algum ponto de Minas Gerais, por exemplo, com a IDE-Sisema ele consegue saber se aquele local específico faz parte de unidade de conservação, qual é a característica do bioma, se existe conflito pelo uso da água, entre mais de 500 possibilidades. Para acessar diretamente a plataforma e conhecer todas as camadas, basta clicar no link abaixo.
Clique aqui para conhecer a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema
Além disso, também estão disponíveis para consulta no Painel de Indicadores outros dados da IDE-Sisema, como a quantidade de usuários por hora do dia, o total de usuários desde que a ferramenta foi criada, em fevereiro de 2018, de onde partem os acessos em todo o mundo, o número de acessos por redes sociais, o total de usuários por mês e por ano, além de um mapa com acessos por municípios de Minas Gerais. Todas essas possibilidades aumentam a capacidade de gestão de toda a equipe do Sisema que precisa ter algum tipo de contato com a plataforma.
Por: Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.