Avanços em Tecnologia são destaque na história do TRE-TO
Instalado no Estado em 17 de fevereiro de 1989, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) chega aos 32 anos de história como referência em inovação e gestão da infraestrutura tecnológica entre os órgãos públicos e na Justiça Eleitoral. Trabalhando sempre em prol do fortalecimento da democracia, os avanços do Regional em Tecnologia contribuem para o cumprimento da missão de ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral.
O início foi desafiador. Órgão carente de capital humano e material, os primeiros servidores concursados do TRE-TO só tomaram posse em 1993. Na época o Tribunal não possuía um computador sequer, apenas máquinas de datilografia. Em 1994 foram comprados os primeiros computadores para a sede e para as Zonas Eleitorais (ZEs); em 1996 todas as ZEs do Estado já tinham um computador com acesso discado à rede do TRE-TO. “Nos primeiros anos, os computadores eram usados apenas para editoração de texto, naqueles terminais pretos com texto verde. Não tinha nada de gráfico”, recorda o servidor José Neto Luz Carneiro.
Os anos passaram voando e a evolução da tecnologia foi muito rápida também. Em 1998 já eram utilizadas urnas eletrônicas em Palmas, Araguaína e Gurupi. Outro avanço que trouxe mais segurança ao processo eleitoral foi o cadastramento biométrico do eleitorado. No Tocantins, a revisão biométrica foi dividida em cinco fases, com início em 2009 e conclusão em 2017.
Agilidade também na transmissão dos resultados. Os boletins de urna, com os resultados de cada urna eletrônica, eram enviados dos locais de votação até os cartórios eleitorais para serem totalizados. Hoje, eles são transmitidos dos locais de votação usando a rede privada da Justiça Eleitoral. “Essa tecnologia surgiu de uma demanda da Zona Eleitoral de Palmas, que na época buscava formas de acelerar o processo de apuração”, conta o servidor Félix Valois Pereira da Silva, um dos idealizadores do projeto. Hoje, o “JE-Connect”, como é conhecido, é desenvolvido colaborativamente por um grupo com representantes de 13 regionais e utilizado em todos os Estados do Brasil.
Do físico para o online
Outra inovação que merece destaque é a transmissão das sessões plenárias online. Desde outubro de 2013 o TRE-TO transmite ao vivo os julgamentos do Pleno pelo canal do Tribunal no YouTube. O que era uma inovação na época, no atual contexto da pandemia, se tornou primordial para garantir a qualquer cidadão acesso às sessões da Corte.
Também durante a pandemia, o TRE-TO disponibilizou ao eleitor ferramentas online para atendimento. Hoje, é possível fazer alistamento, revisão cadastral, regularização de situação eleitoral e transferência pelo computador. “Hoje todos os servidores do Tribunal conseguem, graças ao desenvolvimento tecnológico do Tribunal e à nossa conexão de rede privada, trabalhar de forma remota; o que vem possibilitando manter todas as entregas previstas em dia”, afirmou o Secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior.
Maurílio Hoffmann - ASCOM TRE-TO
Tags:
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial
Por: Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.