Bananal - SP, parabéns pelos 193 anos
Bananal foi fundado em 1783, quando João Barbosa de Camargo e sua esposa, Ana Ribeiro de Jesus, tomaram posse de suas terras, doadas em sesmaria pela Coroa Portuguesa e localizadas no pé da serra da Bocaina, no município de Lorena.
Já em 1785, o casal construía a primeira capela do lugar, dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, que se tornou o padroeiro do povoado que então se formava sob o nome de Senhor Bom Jesus do Livramento do Bananal.
Quanto ao Bananal do topônimo, diz a prefeitura e, novamente, de acordo com João Mendes de Almeida, que o termo proviria de Banani, da língua dos primeiros habitantes do município, isto é, os índios puris, e significaria rio sinuoso, em referência ao curso d’água que atravessa a localidade.
É possível, mas não seria muito arriscado afirmar que esta palavra provenha mesmo do português e que designe uma plantação de bananas, cuja existência, no local, seria provável, uma vez que a banana é uma fruta bastante comum em todo o território brasileiro.
Quando da sua emancipação como vila, a então freguesia de Bananal pertencia a Areais. Bananal emancipou-se em 10 de julho de 1832.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 58.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.