Barueri - SP, parabéns pelos 76 anos
Segundo a prefeitura, o nome do município significa flor vermelha que encanta. A definição é poética, mas não pode ser comprovada, nem pela morfologia (por meio da decomposição do vocábulo), muito menos pela botânica (não se encontrou nenhum registro de qualquer flor vermelha que, mesmo simbolicamente, encantasse e se chamasse barueri).
No mais, a história parece dizer pouco a respeito da denominação da cidade. Conforme os registros, o povoamento da região se iniciou ainda no início do século XVI, com uma aldeia fundada pelos jesuítas para a catequização dos carijós, e já com o nome que hoje possui. Poder-se-ia supor, pela semelhança fonética, que a palavra, talvez, tivesse a mesma origem de Bariri e significasse, assim, rio de correnteza forte, de mbaryri ‘y ou baryri ‘y. O problema é que o rio corrente em Barueri é o Tietê.
Na época, Barueri pertencia a Santana de Parnaíba e, no trecho do Tietê que banha a cidade, o rio tem uma declividade ínfima (de apenas 0,25 metro). Sua correnteza seria, contraditoriamente, tão fraca que, na década de 1930, antes da sua retificação, o rio, mesmo sem grandes cheias, não raro, se espraiava pelas várzeas, formando pequenas lagoas. Parece difícil, portanto, concluir que Bariri tivesse a ver com Barueri.
Arriscam-se, contudo, outras etimologia: como a de que o topônimo se originaria de uma corruptela do vocábulo francês “barrière”, isto é, barreira, barranco ou, ainda, declive, queda. Essa é a opinião do historiador Elias Silva que basearia a sua tese no nome que o governador da Capitania de São Vicente teria dado à fazenda, localizada na Serra do Itaqui (dentro do município), e que foi doada a Jerônimo Leitão, o qual, por sua vez, passou suas terras aos jesuítas. Teria sido a partir de então que, em 1580, nasceu o aldeamento que deu origem aos município.
E haveria, enfim, a hipótese formulada pelos próprios falantes do guarani atual, para os quais Barueri poderia advir de Bae- rei- rei, que significaria “minhas coisas”, referência à propriedade doada aos jesuítas no fim do século XVI. Embora mais razoável, esta última não deixa de ser, igualmente, uma hipótese entre outras.
Por tais motivos, o significado do nome de Barueri, ao que tudo indica, ficará ainda perdido no passado, no que foi a intenção dos seus primeiros moradores; e que se perdeu no tempo.
Barueri emancipou-se em 24 de dezembro de 1948.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 61-62.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.