Caçapava - SP, parabéns pelos 170 anos
Este é mais um nome que deriva da língua geral paulista, originária do jargão dos bandeirantes dos séculos XVII e XVIII. Foi em 1705 que a área do atual município de Caçapava começou a receber as primeiras famílias que se radicaram, definitivamente, no lugar.
As terras, entretanto, já eram conhecidas e pertenciam ao até hoje famoso bandeirante Jorge Dias Velho. Sabe-se que, no local, com sua mulher, ele já tinha edificado uma diminuta capelinha dedicada a Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava, na região de Taubaté, em derredor da qual foram se estabelecendo as caravanas de colonos que chagavam.
O nome da capela sugere que a região foi muito usada pelas bandeiras, uma vez que o topônimo significa, rigorosamente, o lugar de se atravessar a mata, isto é, trilha, picada. O caminho a que se refere a denominação talvez remonte aos bandeirantes e tenha sido aberto, em épocas imemoriais, pelos próprios índios da região. É o que se tem, por exemplo, sobre o Caminho de Anchieta, o Caminho do Perequê e a rota que os aventureiros usavam para ganhar a serra de Botucatu, a qual, por sua vez, coincide com o Peabiru, um sistema de estradas que ligava o litoral paulista aos atuais Paraguai e Peru.
A denominação do município é, em síntese, formada pelas palavras ka’a (mata, floresta, selva) e asab (atravessar, aqui em sua forma asap) e pela partícula de circunstância – (s)aba. Esta era usada quando se queria falar das condições de tempo, modo, lugar, instrumento, ou companhia de uma determinada ocorrência. Isto é, no caso, relaciona-se a uma circunstância de se atravessar a mata. Obviamente que não de seu tempo, de seu instrumento, de seu modo, senão de local em si: o lugar de se atravessar a mata.
Caçapava emancipou-se em 08 de abril de 1875.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 76.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.