Canaã dos Carajás - PA, parabéns pelos 30 anos
Etimologia: Canaã – topônimo de antigo país da Ásia Ocidental. Termo que origina-se do hebraico “chanaan”, designando terra na região da Palestina prometida por Jeová aos descendentes de Abraão – a terra prometida, considerada a Terra da Promissão. dos – contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o” no plural. Carajás – topônimo de origem geográfica, em referencia à Serra dos Carajás e, também, à nação indígena conhecida por este nome. O termo Carajás é origem controversa, sendo que se apresenta de diversas formas, pois é tido como nação isolada, podendo ser de origem karaíba, em função do dialeto. O termo autóctone do povo karajá é inam, que significa gente. Para Silveira Bueno é termo de origem tupi “kara’yá”, que define um certo tipo de macaco. Segundo Teodoro Sampaio, o povo Karajá costuma (va) dar esse nome aos seus desafetos. Para Orlando Bordoni o termo vem do tupi e significa macaco ou bugio. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira informa que o termo “Carajá” vem do tronco macro-jê e indica indivíduo da nação “Karajá”, que habita as margens do Rio Araguaia.
Origem Histórica: O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola. O projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudoeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal.
O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE. Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo da terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminam e o GETAT é extinto. Só em outubro de 1994, pela Lei nº 5.860, o CEDERE é desmembrado de Parauapebas e vira município – o de Canaã de Carajás.
Seu nome tem origem bíblica e significa “Terra Prometida”. A escolha é resultado da grande quantidade de evangélicos que moram na cidade. Canaã dos Carajás tem uma formação basicamente agrícola e sua economia gira em torno da cultura do arroz, milho e feijão. A agricultura é tão forte em Canãa que é comum ver nos núcleos urbanos do município a presença de pequenos roçados, hortas caseiras e escolares, destinados tanto ao consumo local, como também à merenda escolar.
Elevado à categoria de Município e Distrito com a denominação de Canaã dos Carajás, pela Lei Estadual nº 5.860, desmembrado de Parauapebas.
Fonte: (livro) Cidades do Pará – Origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2003, pgs 50-51.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.