Candeias - MG, parabéns pelos 86 anos
O território do atual município surgiu da existência de mais um pouso na “Picada de Goiás”, por onde passavam os aventureiros em busca de ouro e também da posse de terras. As atividades agrícolas e pecuárias foram os fatores preponderantes no povoamento e ocupação do território. Existiu ali uma lavra de ouro de aluvião, no Ribeirão São Miguel, mas em pequena escala.
Quando, em 1754, Domingos Rodrigues Lima Tendais requereu sua Sesmaria, já existia no local o “Pouso das Sete Lagoas de Candeias”, na Picada de Goiás. Essa Sesmaria recebeu a denominação de “Sesmaria da Aplicação de Nossa Senhora das Candeias”.
Para que a povoação pudesse crescer e organizar-se em torno da Capela já existente, Domingos Rodrigues Lima Tendais e sua esposa, Dona Maria Ramos Branca, no ano de 1787, doaram à Cúria Diocesana de Mariana, uma gleba de terras para a formação do Patrimônio. Essas terras, que faziam parte da Sesmaria que lhes pertencia, era composta de um campo de cerrado, onde predominava a existência das árvores de candeias, e situavam-se no alto de uma colina. A povoação foi crescendo e desenvolvendo-se o arraial, atual cidade de Candeias.
Como a povoação se desenvolveu nesse “cerrado de candeias”, os tropeiros se referiam ao local como “pouso das candeias”, vindo daí o nome do município: CANDEIAS.
O distrito foi criado em 02/01/1866 pela Lei nº 1.274 e o município em 17 de dezembro de 1938 pela Lei nº 148, compondo-se naquela ocasião de um distrito: Candeias que permanece até os dias de hoje.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/candeias/historico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.