Capitão Leônidas Marques - PR, parabéns pelos 61 anos
Etimologia: Capitão – Vem do italiano “capitano”, designando posto da hierarquia militar.
Leônidas – Nome pessoal masculino. Origina-se do grego “Leonídas”, de “léon”... leão, e “eidos”... forma, pelo latim “Leonidas” com “i” breve. João Hilário Meneses de Drummond, no Dicionário de Nomes Próprios (1910), interpreta o termo como “nascido de um leão”.
Marques – Sobrenome. Segundo Sanches de Baena, o termo é patronímico de “Marco”, que vem do latim “Marcu”. Forma antiga “Marquiz”, “Marquez”, sendo que A. A. Cortesão, em seu Dicionário Etimológico (1900-1), tirou o termo do latim “Marquici”, de “Marcus”.
Origem Histórica: A região do baixo Iguaçu, na qual está inserido o município de Capitão Leônidas Marques, foi colonizada basicamente por sulistas.
Em fins de 1940, o governo estadual incentivou a colonização através de companhias imobiliárias. Em alguns municípios da região sudoeste imperou a tomada da terra, através da posse. A partir destes fatos, intensificou-se o fluxo migratório na região com famílias se estabelecendo e dando início a uma povoação.
A primitiva denominação foi Aparecida do Oeste, e seus primeiros moradores foram as famílias de Ângelo Magnabosco, João Rute Schimidt e irmãos, Primo Guratto, Sestílio Dalavalle e Silfredo Simão. A atual denominação é homenagem ao militar capitão Leônidas Marques, representante do Governo do Estado do Paraná na solução de problemas fundiários no sudoeste paranaense.
Pela Lei Estadual n.º 4.859, de 28 de abril de 1964, sem passar pelo estágio de distrito, o núcleo de Aparecida do Oeste foi elevado à categoria de município, ocasião em que passou à denominação atual, com território desmembrado do município de Cascavel. A instalação deu-se a dia 14 de dezembro de 1964.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 73-74.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.