Cejusc-JT de Caxias do Sul prioriza audiências em que mulheres são reclamantes na primeira semana
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de Caxias do Sul priorizará audiências de reclamantes mulheres desta segunda (4/3) até quinta-feira (7/3). A iniciativa alusiva ao Mês das Mulheres foi incentivada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os Cejuscs são unidades criadas especificamente para realizar audiências de tentativa de acordo.
No ano passado, os Cejuscs do TRT da 6ª Região (Pernambuco) promoveram a campanha “Elas em Pauta”, em comemoração à data. Nos Centros da Justiça do Trabalho Gaúcha, é a primeira vez que as pautas de mulheres terão prioridade.
A coordenadora substituta do Cejusc de Caxias, juíza Ana Julia Fazenda Nunes, conduzirá 15 audiências “femininas”. A chefe do Centro, Denise Bampi, e a servidora conciliadora eventual, Eunice Tonolli Panazzolo Bacha, da 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, atuarão durante a semana.
Os processos incluem demandas da fase de conhecimento e da execução. São diversos os objetos das ações, bem como os cargos ocupados pelas mulheres. Há empregadas que não receberam verbas relativas à rescisão contratual, geólogas, técnicas de enfermagem, operadoras de torno em plantas industriais e técnicas de manutenção de celulares, além de sucessoras de trabalhadores vítimas de acidente de trabalho.
A expectativa de Denise é de que esta seja uma semana especial, na qual a juíza e as conciliadoras mulheres vão atender e colaborar com a pacificação e solução das demandas de outras mulheres. “O dia 8 de março simboliza a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos e o Cejusc-JT é um espaço muito acessível e acolhedor. Tenho certeza que será uma semana de muitos acordos, onde todas sairão melhor do que chegaram”, afirma a servidora.
A coordenação do Cejusc de Caxias do Sul, neste ano, é do juiz Maurício Machado Marca. Semanalmente, são realizadas entre 20 a 25 audiências na unidade. Na sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Cejusc de Porto Alegre fará uma pauta exclusiva com audiências em que mulheres são as reclamantes.
Por: Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.