CNM e Receita Federal abordam protocolo para melhorar a fiscalização do tributo
O Imposto Territorial Rural (ITR) foi tema de reunião entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e o secretário especial da Receita Federal do Brasil (RFB), José Barroso Tostes, na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro. A entidade municipalista e o governo federal abordaram a proposta de implantação do protocolo Enat como mecanismo de aperfeiçoamento da gestão do tributo.
O protocolo deve ser utilizado como base para a discussão de melhorias e atendimento das demandas dos gestores municipais na fiscalização e na cobrança do ITR. Desde a publicação do Decreto 9.759/2019, que extinguiu os conselhos, comitês e colegiados ligados à administração pública federal, a atuação do Comitê Gestor do ITR (CGITR) estava indefinida.
A CNM conta somente com a parceria da equipe ITR da RFB no atendimento às demandas municipais. Devido à situação atual do CGITR, a entidade tem questionado pontos como o encaminhamento de informações do governo federal relacionadas aos treinamentos e às notícias. Com a implantação do protocolo Enat, deve ser instituído um Grupo de Trabalho (GT) entre a RFB e a CNM e promover estudos para o aperfeiçoamento do sistema de fiscalização e cobrança, critérios e parâmetros nacionais de revisão ou implantação das declarações do ITR além de prever normativas e convênios do tributo.
A previsão é de que o GT seja composto por quatro representantes, sendo indicados dois da Confederação e os outros da RFB. Para auxiliar os gestores na capacitação e outras orientações sobre o tema, a entidade municpalista também promove edições do CNM Qualifica. Os cursos são realizados periodicamente.
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.