CNM participa de cerimônia de instalação da Câmara Técnica do Conselho da Federação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da instalação da Câmara Técnica do Conselho da Federação (CT2) – Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, no Palácio do Planalto. O objetivo da CT2 é promover discussões para fortalecer a cooperação federativa nos temas de Adaptação à Mudança do Clima e Defesa Civil; Transição Energética, Bioeconomia e Descarbonização e Neoindustrialização.
O evento contou com a presença de representantes da União, dos Estados e do Municípios. A gerente da área de Sustentabilidade e Resiliência, Cláudia Lins, e a analista de Meio Ambiente, Jomary Serra, representaram a CNM. Durante a reunião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas por cada instituição que podem contribuir com as Câmaras Técnicas.
As Câmaras Técnicas – composta por representantes indicados pela secretaria técnica – são fóruns de discussão temática, de natureza consultiva, destinados à realização de diagnósticos e formulação de propostas, para subsidiar as decisões do Conselho. Nesse sentido, a participação da Confederação na cerimônia reforça a orientação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, de evidenciar o impacto das mudanças climáticas e dos desastres nos Municípios e a necessidade de a discussão ter os gestores municipais como foco.
“Não existirá país sustentável e resiliente enquanto os Municípios não se tornarem sustentáveis e resilientes, o que requer atuação integrada de todos os entes da federação”, diz Ziulkoski. A entidade integra o Conselho da Confederação, criado pelo Decreto 11.495/2023 no intuito de promover a cooperação federativa na gestão das políticas públicas, buscando o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais. A atuação da CNM visa a garantir a autonomia municipalista e evidenciar as demandas locais.
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.