CNM pede liberação da malha fiscal do ITR 2025 à Receita Federal
A ação da CNM se fez necessária diante dos diversos contatos realizados por Municípios relatando dificuldades no acesso às informações da malha fiscal do ITR, o que tem comprometido o cumprimento das atividades de fiscalização previstas no convênio firmado com a Receita Federal, nos termos da Instrução Normativa RFB 1.640/2016.
O pedido foi direcionado à Secretaria Especial da RFB com o objetivo de esclarecer o cronograma e as providências para a disponibilização das informações necessárias ao exercício pleno das atribuições municipais, especialmente no que se refere à análise das declarações, identificação de inconsistências e adoção das medidas cabíveis para a correta constituição do crédito tributário.
A CNM destaca que o acesso à malha fiscal é essencial para que os Municípios conveniados possam cumprir suas obrigações previstas no convênio ITR, assegurando eficiência, transparência e justiça fiscal na administração do imposto. A ausência dessas informações inviabiliza a fiscalização e pode impactar negativamente a arrecadação municipal.
A entidade reforça a importância da atuação integrada entre União e Municípios para o fortalecimento da gestão do ITR e segue acompanhando o tema, permanecendo à disposição para colaborar na construção de soluções que garantam o pleno funcionamento do convênio em todo o país.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


